quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Irã retoma negociações nucleares em Genebra




article image


Potências receberam proposta iraniana com 'otimismo cauteloso' e sinalizaram que podem aliviar sanções se Teerã desacelerar seu programa nuclear rapidamente

fonte | A A A
O Irã retomou as negociações com potências ocidentais nesta terça-feira, 15, em Genebra, após um hiato de seis meses. É a primeira reunião envolvendo o alto escalão dos governos iranianos e americanos desde a eleição do presidente iraniano, Hassan Rouhani, considerado moderado.
O ministro do Exterior iraniano, Mohammad Javad Zarif, iniciou a reunião de dois dias — realizada pela primeira vez em inglês — com uma apresentação intitulada “Fechando uma crise desnecessária, abrindo novos horizontes”.
Esta nova rodada de negociações foi recebida pelas potências ocidentais com otimismo cauteloso. A delegação iraniana disse que as propostas para desacelerar seus esforços de enriquecimento de urânio, apresentadas aos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU — Estados Unidos, Grã-Bretanha , França, China e Rússia — mais a Alemanha,  foram bem recebida em um primeiro momento.
Na véspera das conversações, uma autoridade dos EUA observou que as potências podem decidir aliviar as sanções impostas ao Irã se Teerã tomar medidas rápidas para responder às preocupações sobre seu programa nuclear.  No entanto, diplomatas ocidentais disseram que não está claro se as propostas do Irã serão suficientes. Autoridades de ambos os lados das negociações alertaram que um grande avanço não irá acontecer da noite para o dia. “ Tenho esperança de que até quarta-feira podemos chegar a um acordo sobre um roteiro para encontrar um caminho para a resolução”, disse um cauteloso Zarif.

Nenhum comentário:

Postar um comentário