terça-feira, 21 de maio de 2013

EUA: tornado destrói escolas, deixa entulhos e mortos em Oklahoma


De segunda para terça, os meteorologistas elevaram a categoria do tornado de 4 para 5 - a maior na escala. Mais de 20 pessoas morreram e 237 pessoas ficaram feridas. Ainda há desaparecidos.

A cidade de Oklahoma foi devastada por um tornado, na segunda-feira (20). De segunda para terça, os meteorologistas elevaram a categoria do tornado de 4 para 5 - a maior na escala. E 24 pessoas morreram, entre elas 9 crianças. Outras 237 pessoas ficaram feridas. Ainda há desaparecidos.
No caminho do aeroporto de Oklahoma City, a equipe do Jornal Nacional viu casas destruídas, carros jogados. Era quase impossível enxergar onde era a rua.
Um dos desastres mais terríveis da história de Oklahoma. Foi assim que as autoridades descreveram a tempestade que atingiu o estado na tarde de segunda-feira (20).
Às 14h29 foi emitido o primeiro alerta de que um tornado estava se aproximando. Dezesseis minutos depois, o funil gigantesco tocou o solo na cidade de Newcastle.
Com ventos de pelo menos 320kmh e com mais de 2 quilômetros de diâmetro, o tornado foi classificado na categoria 5 - a mais forte de todas.
O redemoinho percorreu 16 quilômetros até chegar em Moore, na região metropolitana da capital, Oklahoma City.
No caminho do tornado, duas escolas de ensino fundamental. Um hospital. E vários bairros residenciais. Cerca de 50 minutos depois, a tempestade se dissipou a oito quilômetros dali.
Um andar inteiro do pequeno hospital da cidade foi arrancado. Cerca de 30 pacientes tiveram que ser transferidos.
A três quilômetros dali, a escola fundamental Brairwood também foi completamente destruída. Em meio à confusão, professores ajudavam os estudantes a localizar os pais.
Uma mulher não conseguiu segurar as lágrimas quando encontrou o filho, a salvo. Ela agradece à professora: "Vocês foram muito corajosos!".
Uma montanha de entulho foi tudo o que sobrou de outra escola fundamental, a Plaza Towers. Ao todo, 75 pessoas estavam no local na hora em que o tornado atingiu o prédio.
"Eu tive que segurar em uma parede porque não queria sair voando", contou a aluna.
"O vento arrancou uma porta e eu vi o tornado com os meus próprios olhos. Depois disso, eu só senti os tijolos caindo em cima de mim", lembrou o menino.
Bombeiros conseguiram resgatar várias crianças com vida. Mas também retiraram os corpos de pelo menos sete alunos.
A operação de resgate se estendeu pela noite. Militares usaram equipamentos que reagem ao calor para tentar localizar sobreviventes entre os escombros.
Não há um número oficial de desabrigados, mas seis bairros inteiros ficaram completamente destruídos. E 40 mil moradores estão sem energia elétrica. O abastecimento de água também foi interrompido.
Senhora reencontra cão perdido em tornado durante entrevista (Foto: Rede Globo)Senhora reencontra cão perdido (Foto: Rede Globo)
Senhora reencontra cão perdido no tornado durante entrevista
Cães farejadores se juntaram às buscas, enquanto moradores tentavam salvar alguns pertences. Uma senhora conta que buscou abrigo no banheiro: "Fiquei sentada em um banquinho, abraçada com o meu cachorro. Eu senti que o banquinho saiu do chão e, quando tudo acabou, eu chamei o meu cachorrinho, mas ele não respondeu". Enquanto ela dava a entrevista, uma surpresa: o cachorro apareceu.
tópicos:
veja também

Nenhum comentário:

Postar um comentário