sexta-feira, 31 de maio de 2013

UMA MATÉRIA E A REAÇÃO DOS LEITORES SOBRE ELA: "A Comissão da Verdade e as viúvas da ditadura"












Quando a matéria é de péssima qualidade, os comentários 
dos leitores sobre ela classificam-na adequadamente. Vejam, 
depois dessa matéria espúria, a reação dos comentaristas.


O Editor.

.............................................................

Por Roldão Arruda


Em grupos que defendem a falecida ditadura militar é visível uma certa comoção a cada denúncia que aparece sobre as violências cometidas naquele período. Quando se fala em estupro, sequestro, ocultação de cadáver e outros crimes cometidos por agentes que atuavam acobertados pelo aparato do Estado, esses grupos torpedeiam portais de noticias, blogs e fóruns de leitores com mensagens destinadas a desvalorizar os relatos e a Comissão Nacional da Verdade.
Dizem que deveria se chamar comissão da meia verdade e que foi criada pelo PT para investigar só os crimes cometidos por policiais e militares. Perguntam: e os crimes cometidos pelos militantes de esquerda que pegaram em armas, assaltaram bancos e cometeram outras violências?
Também investem contra meios de comunicação e jornalistas: por que não mostram os dois lados?Por que desenterram o passado em vez de se preocupar com coisas mais importantes, como o mensalão e outras denúncias contra o PT? Por que o jornalista não diz que em 1964 o Brasil estava à beira de um abismo? Se não houvesse o golpe militar e a violência que trouxe em seu bojo, argumentam, teríamos virado uma Cuba.
No fundo, continuam os mesmos. Não gostam da liberdade de imprensa.
A ditadura controlava o que os jornais diziam. Notícias desabonadoras para o regime eram vetadas.A lista de assuntos interditos variava de denúncias de tortura a reportagens sobre casos de corrupção que grassavam no governo. Em 1974 chegaram a proibir notícias sobre a epidemia de meningite que apavorou São Paulo e causou centenas de mortes.
Vigiavam as redações com a suspeita de que não passavam de valhacoutos de comunistas. Afinal, a quem interessava, senão aos comunistas, denunciar que o governo falhara na prevenção da epidemia de meningite? Para que dizer que opositores do regime eram arrancados de suas casas à noite, diante de mulheres e filhos, e levados para locais ignorados, sem direito a defesa, sem qualquer informação para a família, para os advogados e os juízes e sem qualquer possibilidade de habeas corpus?
A retórica desses grupos precisa ser atualizada. Alguém acredita, sinceramente, que a imprensa não dá atenção ao mensalão? Que as lambanças do PT não são denunciadas?
O mesmo se pode dizer em relação ao terrorismo de esquerda, lembrado pelo coronel da reserva Carlos Alberto Brilhante Ustra em seu depoimento à Comissão da Verdade, após solicitar um habeas corpus na Justiça Federal. O insulto dele à presidente Dilma, chamando-a de terrorista, está velho e empoeirado. Já foi explorado de todas as maneiras desde o momento em que o nome dela começou a ser cogitado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo.
Quantos aos militantes de esquerda que pegaram em armas, é mais que sabido que pagaram pelos seus atos. Uma parte deles foi caçada, localizada e executada barbaramente pelos agentes de Estado. A outra parte, a que sobreviveu, foi julgada e condenada à prisão por auditorias militares. A presidente Dilma teve a sorte de fazer parte do segundo grupo.
Há milhares e milhares de páginas nos arquivos militares sobre cada um desses militantes. Ao contrário do que ocorre com os arquivos com informações sobre mortos e desaparecidos, elas são públicas.
A questão central é que desde o fim da ditadura, em 1985, o Brasil tenta em vão descobrir a verdade sobre o que não foi dito, os fatos ocorridos nos porões do Estado autoritário. Foi para isso que a Comissão Nacional da Verdade surgiu.
Ela nasceu de uma lei aprovada democraticamente no Congresso, com a tarefa de investigar e esclarecer as violações de direitos humanos cometidas pelo Estado contra cidadãos que deveria proteger. Não é uma exclusividade brasileira: todas as comissões da verdade criadas no mundo agiram da mesma direção.
Seria mais interessante, a essa altura dos debates, que as viúvas da ditadura ajudassem a esclarecer os fatos investigados e prestassem atenção ao debate em torno da Lei da Anistia. Atacar a imprensa, o passado já demonstrou, não é o melhor caminho.
Acompanhe o blog pelo Twitter – @Roarruda
Nota do moderador: O blog não publica comentários escritos inteiramente em letras maiúsculas nem indicações de endereços eletrônicos. Mensagens pregando morte a qualquer grupo social também não são aceitas.

 COMENTÁRIOS PARA ESSA 

MATÉRIA:




  • Lourinaldo Telles Bezerra · 65 anos de idade
    Creio que minha crítica não mais seja necessário. A maioria esmagadora já disse tudo o que eu iria dizer. O articulista deveria se fechar em copas e parar de escrever tantas tolices.

    • Mario Pace · São Paulo
      1-Meu nome é Mario Pace, tenho 36 não vivi a ditadura e sequer tenho parentesco com militares. Mas discordo do texto.
      Acho que se o Estado institui uma comissão "da verdade" essa não pode ser composta pela parte dita prejudicada, pois se torna inevitavelmente uma análise parcial dos fatos. Isso é um principio basico na analise de fatos: se alguem esta direta ou indiretamente envolvido, automaticamente se torna suspeito. O que vcs achariam, por exemplo, de uma comissão da verdade composta por militares?????
      2-Com relação ao PT, tenho a convicção de que nunca lutaram contra a ditadura mas lutam pela ditadura. Só um desavisado não consegue notar as inumeras tentativas que são insistentemente lancadas pelo, dito, partido dos trabalhadores em controlar a mídia e judiciáro (primeira gestão do Lula), o legislativo (compra dos parlamentares - mensalão) e agora de tentar submeter as decisões do judiciario ao Legislativo (comprado). O que seria isso que não a tentativa de uma ditadura???????????????

      Só espero que a educação que a Dilma diz que ira dar com o dinheiro do pré- sal não seja a disseminação de meias verdades como estas que estão sendo construidas por esta malfadada comissão.(me cobrem mais tarde)

      Povo vamos abrir os olhos!!!!

      • Marcello Nicoleli · Professor na empresa Universidade Federal Rural de Pernambuco (Ufrpe Oficial)
        Lamentavelmente ainda somos governados por pessoas que colocam seus próprios benefícios acima do bem à sociedade. Foi assim que a direita promulgou a Lei da Anistia, sob o mantra dela ter que ser "ampla, geral e irrestrita" e é assim agora quando a esquerda pretende apurar uma verdade parcial. A tortura não é só um mecanismo de causar dor física, ela pode ser feita também com mentiras, privações e descrédito. Nesse sentido, estamos todos sendo torturados.

        • Louisiane Coutinho · Trabalha na empresa UFPE
          Dia desses eu estava comentando isso mesmo c/ um amigo. Quer tortura maior do que precisar de assistência médica e não conseguir? Ficar horas aguardando em filas apenas p/ pegar uma senha que, muitas vezes, não é garantia de atendimento? Saber que vc tem uma doença grave, que só tende a piorar, e que não há a menor previsão de quando vc vai ser consultado novamente por um médico? Sem falar na fome, no medo da violência (virou "moda" queimar dentistas!), no stress diário e constante do trânsito cada vez mais caótico e violento... Se isso não é uma forma cruel de tortura, onde os pobres são as maiores vítimas, por favor me corrija!

      • Antonio Sérgio Pinho · Lorena
        Caramba, nunca vi um jornalista tão PARCIAL. Você (provavelmente ainda é jovem) deve ser não viúva, mas cria do PT e seu malfadado socialismo. O PT tira do trabalhador para doar UMA PARTE aos seus eleitores (veja bem - eleitores - não falei brasileiros pobres - o PT está lichando para a condição destes párias). o que interessa ao PT é criar uma DITADURA BRANCA nesse país, auxiliado por jornalistas como você, sem visão, papagaios que só repetem o que o lulla, zé dirceu, genoíno, maria do rosário querem. Verifique o porque dos militares "engrossarem". criarem atos de "excessão" (AI-5) e saberá um pouco do que era o Brasil da década de 1960...

        • Waner Lenke · FABC - Faculdade Batista ABC
          interessante esta notícia.. aos irmãos que não tem análise crítica alé de um dualismo, nós - os certos, eles os errados... Devemos pensar que a violência nunca fez parte do real cristianismo, e ter pessoas nominalmente cristãs que particiaparam de tortura, crimes bárbaros é vergonhoso, mas mais vergonhoso é saber que muitos de nossos "santos" obtiveram favores pessoais e privilégios, isto também é corrupção!!!!

        • Walter Reis Lopes · Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense
          Walter Reis Lopes recomenda um artigo em Estadão - Blogs - Roldão Arruda.
          Não só fui como desejei a intervenção militar em 1964. Como acadêmico de Direito vivi o perigo comunista que penetrou no meio acadêmico como nos meios civis e militares. À época o Brasil vivia sob a falência moral e política do poder civil. O presidente Emílio Garrastazu Médice agiu certo ao combater a guerrilha do Araguaia. A vergonha provocada pelo excesso da reação não apaga o bem que a Revolução de 31 de Março de 1964 fez ao Brasil e às liberdades política e liberal dos brasileiros e brasileiras não comunistas. Uma Comissão da Verdade não pode esconder os crimes praticados pela cidadã Dilma Rousseff, José Genoíno, José Dirceu e seus asseclas.

          • José Roberto Penteado · São Paulo
            Ah, tá! Se a CNV foi aprovada pelo congresso a Lei da Anistia também. Só que só um lado da procura da verdade prevalece ao arrepio da lei que criou a CNV. Essa história de que todos foram torturados é consequência da Lei Mário Lago, que orientou a todos os terroristas para falar que foram torturados ao serem libertados. Chega de mentiras e factoides. Se não fossem os militares você, nem eu, teríamos a liberdade que hoje temos. Seríamos uma Cuba... Os esquerdistas tem tanta moral que criticam os seus opositores mesmo sendo inocentes e defendem os seus mesmo eles sendo criminosos... Exemplo recente é o tal boato sobre a Bolsa Família, que gerou nota oficial da presidente em defesa dos diretores da CEF. Desculpas às oposições para o episódio nada....

            • Valmar Nóbrega
              É meu camarada! Eu até imaginei que você iria tecer comentários sem fazer uso da técnica de desqualificar o lado dos militares. Pena que tal conduta impede o aparecimento da verdade. Não me venha com sua análise parcial, que não retrata o contexto da época, que tenta induzir as mentes que leem sua matéria a se posicionar contra os militares malvados e a crer que os militantes de esquerda eram coitadinhos! Pergunto, por que cargas d'água os militares de uma hora para outra desejariam aplicar um golpe e assumir o governo no Brasil? Por que eles não instalaram uma ditadura que reverenciava a figura de apenas um "líder", a exemplo de Cuba (Fidel), China (Mao), URSS (Lenin, Stalin), todos comunistas? O que era que os brasileiros que lutaram como militantes da esquerda estavam fazendo em Cuba, China e URSS antes de iniciarem suas lut...Ver mais

              • Luizsergio Nacinovic · FACHA/ FABRAI/ UFF
                Acredito que o brilhante articulista ainda não se deu conta de que a Comissão da Verdade existe para esclarecer crimes cometidos por representantes do Estado que usaram seu aparelho para fazer terrorismo e exceção. Não existe nenhum desaparecido da repressão, a não ser o Cabo Anselmo- espectro vivo que anda escondido por razões óbvias. No mais, faça-se a justiça e o respeito que nos foi negado até hoje em dia.

                • Nabor Pereira · Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco
                  Eu pensava que é papel do Estado punir os culpados, mas não pode cometer crimes. E, se os cometem, devem ser objeto de apuração. Doutro lado, os que cometem crimes devem ser punidos pelo Estado, na forma da lei.

                  • Menino Cabano Dias · Universidade Gama Filho na empresa Marinha do Brasil (Oficial)
                    A verdade tem que ser plena em ambos os lados!!! Quem for culpado tem que pagar e pronto!!!

                    • Jailson Soares Dantas · Universidade Católica de Brasília
                      O importante é que se investigue os dois lados e não como vem ocorrendo.

                      • Eduardo Belardinuci ·  Quem mais comentou · Gerente Comercial na empresa Hospital Santa Isabel II
                        Digníssimo Sr. Jornalista, me permita discordar, democraticamente de seu pensamento:
                        Primeiro, uma pergunta:
                        Não há integrantes da Comissão da (meia) Verdade, que agora, no governo mais à esquerda, PT (PSDB também é de ideologia de esquerda, nunca a impressa ressalta isso) começou com essa questão de punir somente os militares? Contrariando a lei da Anistia!?
                        Mas a minha discordância é sobre estes pontos:

                        (...)esses grupos torpedeiam portais de noticias, blogs e fóruns de leitores com mensagens destinadas a desvalorizar os relatos e a Comissão Nacional da Verdade.
                        Dizem que deveria se chamar comissão da meia verdade e que foi criada pelo PT para investigar só os crimes cometidos por policiais e militares. Perguntam: e os crimes cometidos pelos militantes de esquerda que pegaram em armas, assaltaram bancos e cometeram outras vi...Ver mais

                        • Paulo Guedes de Almeida · Grupo escolar São José - Grupo escolar de Vila Belém- Colegio Themudo
                          Pois é, quase todos os que não conheceram ou não viveram na época do regime militar, influenciados pela midia ou pelo que ouviram falar dizem que foi um tempo de assassinatos de torturas de um tempo que não se podia opinar sobre nada etc etc, mas vamos aos fatos; todos os cidadãos comum tinha segurança no seu modo de vida, não era essa putaria em que transformaram o país agora, onde diariamente se vê nas televisões crime e mais crimes serem cometidos por gente que é de maior e que é de menor de idade, e ninguém fica preso porque as nossas leis são fracas demais para punir os criminosos, estamos agora no país em que os direitos humanos se transformou em quadrilhas que defendem os marginais, no tempo do regime militar existiu crimes? é claro que sim, houve excessos por parte de alguns militares, mas numericamente dentro de um cont...Ver mais

                          • Lucineia Freire · Licenciatura Plena em Geografia
                            É por estas e outras que eu hoje amo morar nesse país - um país livre! Com educação de primeira, transporte público sem igual no mundo, casas fechadas à espera de moradores que não precisam delas e o mais importante, o mais importante de tudo e que me faz amar a esquerda que derrubou aquele maldito golpe militar: transformou a constituição de 88 na maior e mais completa constituição de desrespeito (ops! digo: direitos) humanos. Hoje nosso país é um oásis de paz e tranquilidade, não registra um homicídio, nem um assalto à mão armada. O melhor país do mundo. E se houvesse um assalto e o assaltante fosse morto (não tem como porque a população vive desarmada porque não precisa de armas!) quem pagaria era a vítima, o assaltante seria tratado com respeito e dignidade, mas também não teria como ser diferente - quem mandou a vítima se acostumar tanto com essa paz celestial do nosso país?

                            • Osmar Peixoto · Universidade Federal de Uberlândia
                              Um fato é a mais cristalina das verdades, essa tal Comissão da Verdade é mesmo uma meia verdade, só expõe as mazelas dos militares deveriam também verificar as atrocidades do outro lado, daqueles que se diziam querer a Democracia, quanto na verdade queriam eram o comunismo, agiam com violência com cidadãos comuns, varias mortes foram efetivadas por esses grupos terroristas; no entanto apenas eles foram beneficiados com polpudas indenizações pagas com o dinheiro do contribuinte. estabelecer a verdade sim revanchismo não.

                              • Marcelo Rovielo
                                Fidel Castro, aquele grande democrata que concorre há eleições de partido e candidato único há mais de 50 anos em Cuba, aquela ilha-prisão onde a censura corre solta, onde pessoas eram fuziladas por tentar fugir de lá, financiava esses grupos de guerrilha brasileiros e dava armas, abrigo e treinamento para "lutarem pela democracia aqui"....

                                Só rindo mesmo, não é sem motivo que chamam de Comissão da Meia Verdade, afinal ninguém quer mostrar esse lado da moeda.

                                • Sávio Paixão · Trabalha na empresa O Globo
                                  As vítimas da ditadura reagiram contra a força desproporcional do Estado, e é direito de todos reagir contra uma força opressora desproporcional como essa, pois o estado deve existir a favor e não contra os cidadãos. Inclusive, esta é a origem de existir o direito de os cidadão se armarem nos EUA, pois a constituição veio após a independência, quando um estado opressor - o império britânico - agiu dessa forma. É sempre complicado analisar um assunto tão rico em aspectos.

                                  • Sonia Zokix · FGV - Fundação Getúlio Vargas - São Paulo
                                    Eu vivi a época e nunca fui incomodada e gostaria de vêr os 2 lados pq os terroristas (hoje no poder) tb aprontaram e muito, toda história tem DOIS lados porisso que não acredito nessa omissão da verdade.

                                    • Antonio Tenorio · Faculdade de Direito do Recife - UFPE.
                                      Essa Comissão, todos sabemos, é uma farsa e seus membros, indevidamente indicados, escolhidos, a serviço dos Petistas, são vingativos, revanchistas, não possuem mesmo aptidões para nada investigar. São totalmente suspeitos. Seu nome deveria ser Comissão da Mentira. Foi instituida , sim, por lei, mas ocorre que legisladores petistas manobraram para tal aprovação, como fizeram para aprovação de outras dezenas de leis de seu interesse, como no mensalão. Vergonha, e LULA diz, nada sabia, brincadeira. Seus membros, pois, se dizem vítimas, e assim, absurdo considerar que sejam isentos. Mentiras. Tal Comissão deveria ser formada por pessoas de destaque no campo hisórico, estudiosos, neutros, imparciais, mas Dilma só indicou quem a ela interessava. Por fim, é lastimável, ela foi criada para menosprezar e destratar, desqualificar os militares, ainda desfrutadores de elevado conceito, credibilidade. Graças a eles, nosso país, que não tem ainha hoje segurança, saúde, educação, etc etc seria uma CUBA ... Brincadeira.... Para mim, como destaquei, é a COMISSÃO DA MENTIRA, não tem valor ....

                                      • Cesar Augusto Othero Tiossi · São Paulo
                                        Quem financiava os terroristas de esquerda? Quem comprava as armas? Quem acobertava os crimes cometidos pelos terroristas pró Cuba?
                                        Essas perguntas a comissão da meia verdade não vai querer responder.
                                        E é uma enorme mentira que os terroristas foram punidos, pois muitos foram é agraciados pelos crimes que cometeram.
                                        E sobre o desejo dos terroristas de esquerda transformar Brasil em uma ditadura como Cuba?
                                        Esse texto reproduz apenas um discurso requentado e pasteorizado sem qualquer resposta às críticas que aponta.

                                        • Itamar Dias ·  Quem mais comentou
                                          Não é porque a Dilma é presidente que ela não tem seus "podres", tem sim, a imprensa só não quer contar com medo de represálias, como dizem: cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça.

                                          • Nagib Sarraf
                                            A imprensa só se torna um pouco menos petista quando se vê ameaçada pelo PT - monstro que ela própria ajudou a criar. Espero que um dia o "monstro" escape da coleira e a faça pagar por seus erros.

                                            • Marcelo Rovielo
                                              Já que a comissão quer apurar os fatos, que tornem públicos o que esses grupos da esquerda fizeram na época.

                                              • Helcio Rodrigues · Colegio Sao Jose - Externato - Rio de Janeiro
                                                Trinta mil desaparecidos ( fonte ISP), entre 2007 e 2012, somente no Rio são razões mais do que suficientes para se perceber que temos problemas para la de complexos e graves no momento, obrigando a que se concentre toda a nossa energia no presente ( isso é somente uma pontinha do nosso Iceberg da tragedia presente). Isso sim vai passar o Pais a limpo, no futuro proximo. Existem, de fato, as viuvas da ditatura. No entanto, esses convivem com aqueles que so conseguem viver de passado, como se ainda estivessemos no romantico 1968, seus conceitos, modas e idolos, cantando a Internacional em rodas de suco natural ( chivas e caninha, hoje, não pega bem...).Gente que so consegue ver o Pais pela otica do espelho retrovisor, emite perolas como controle da internet e da imprensa, enquanto venera ditadores mofados ( tando quando o Cel. U...Ver mais

                                                • Carlos Munhoz ·  Quem mais comentou · Business Owner/Manager na empresa MZ Consultoria
                                                  Nenhuma menção às polpudas indenizações pagas até hoje ("bolsa-ditadura") ? Muita gente que não queria democracia, mas sim ditadura comunista ao invés da ditadura militar, se aproveitou das polpudas indenizações fartamente distribuídas, e segue sendo remunerada por ter participado de atos de violência que mataram inocentes cidadãos... Ignorar isso é estranho...
                                                  José Carlos da Silva Arouca, por exemplo, recebe mais de 15 mil reais mensalmente, sem contar uma indenização de quase 3 milhões de reais que segue em suspenso por ora, mas pode ser paga a qualquer momento.
                                                  Há casos e mais casos de crimes cometidos por AMBOS os lados, mas esta comissão da verdade é, sim, uma comissão que se pauta apenas pela meia verdade. Aquela que interessa a quem criou tal comissão.
                                                  Por que não uma comissão de TODA a verdade?
                                                  Os cidadãos que sofrem até hoje as sequelas de bombas e ataques semelhantes conduzidos por defensores da esquerda são menos relevantes do que aqueles que foram vitimados pela ditadura militar? São menos cidadãos?

                                                • Jota Fanchin Queiroz · Advogado na empresa Queiroz & Spagnol Advogados Associados
                                                  Empoeirado? Dilma terrorista ja foi esclarecido? Da mesma forma que os crimes da ditadura. Vamos revogar a anistia e colocar tanto os agentes do estado como os terroristas de esquerda a pagar po seus crimes.
                                                  Ps: um dos piores artigos sobre o tema que ja li.




                                                Nenhum comentário:

                                                Postar um comentário