sábado, 25 de maio de 2013

Brasil despenca nas trevas da crise, mas governo do Rio testa iluminação multicolorida no Maracanã



(Foto: Érica Ramalho - Divulgação)
Mundo da lua – O ufanismo oficial em relação à Copa do Mundo de 29014 parece não ter fim. Nesta sexta-feira (24), o governo do Rio de Janeiro, que por enquanto é o gestor do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, testou um sistema de iluminação multicolorida que funciona à base de cem distintos tons de cores.
Algo espetaculoso e de encher os olhos, mas é preciso não esquecer o negrume da situação em que se encontra a sociedade. E fingir que o Brasil é o país de Alice, aquele das maravilhas, parece ser a tônica oficial.
O Rio de Janeiro, assim como muitas cidades brasileiras, vive uma preocupante degradação do sistema de segurança pública, mas as autoridades insistem na teoria do faz de conta, sempre apostando em algo que jamais acontecerá.
Não se pode fechar os olhos para a falência do Estado, que sequer consegue dar, em doses mínimas, a contrapartida a que os contribuintes têm direito. O Brasil vive uma situação econômica que beira o precipício, mas o governo federal prefere agir pontualmente, quando a solução está em mudanças estruturais.
Enquanto nada do que é necessário acontece, o melhor é a acionar a velha teoria do pão e circo e proporcionar ao povo uma Copa mentirosa e colorida. Até porque, assim é que se engana a opinião pública, sempre anestesiada diante das mazelas do Estado.
Como disse certa feita o lobista-fugitivo Lula, um conhecido comunista de boteco, “nunca antes na história deste país”. E lembre-se, caro leitor, que jamais o Brasil passou por situação de tamanho descrédito.
(Foto: Érica Ramalho - Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário