terça-feira, 21 de maio de 2013

Abrigo custou US$ 3,5 mil a casal de brasileiros em Oklahoma


Família com bebê de quase quatro meses se protegeu em abrigo após ameaça de tornado. Oklahoma já registrou 24 mortes, após forte tornado que atingiu o estado na tarde desta segunda (20).

O estado americano de Oklahoma, devastado na tarde desta segunda-feira (20) por um gigantesco tornado, vive um cenário de guerra e buscas desesperadas por sobreviventes. 
Ao todo, 237 pessoas ficaram feridas e 24 morreram, entre elas nove crianças. Mas esse número pode aumentar.
Os tornados se formam quando uma massa de ar frio e outra de ar quente se encontram em uma região de planície, sem obstáculos. Cerca de 400 tornados são registrados por ano, em média, no país.
Um casal de brasileiros que mora há 18 anos em Oklahoma conversou com a Globo News. Patrícia e Paulo Paes contaram que está tudo bloqueado na cidade e que as autoridades pedem para os moradores não saírem nas ruas, para as equipes de resgates chegarem às vítimas. “O jeito de ajudar é sendo voluntário na Cruz Vermelha, doando mantimentos, água, cobertores, roupas, fraldas etc”, conta Patrícia, que dirigiu durante uma chuva de granizo e vento muito forte, antes de o tornado tocar o chão, nesta segunda-feira.
  •  
abrigo subterrâneo em Oklahoma (Foto: reprodução Globo News)Família em abrigo no domingo (foto: reprodução Globo News) 
O casal disse ainda que todo ano há tornados na região, mas, dessa vez, uma área residencial muito grande foi atingida. Eles têm um abrigo subterrâneo na garagem, que custou cerca de US$ 3,5 mil. Após a construção, o casal registrou a informação sobre a existência do abrigo no Corpo de Bombeiros.
No domingo (19), houve uma ameaça de um tornado na região norte da cidade e a família toda foi para o abrigo com uma bebê de quase quatro meses (foto ao lado). Ao se abrigarem, eles sempre levam água, porque nunca sabem quanto tempo podem levar para serem resgatados, caso caiam muitos destroços sobre a casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário