terça-feira, 13 de maio de 2014

Afundada em prejuízos bilionários, Petrobras anuncia "gasolinaço" para depois da eleição.




Após a queda de 30% do lucro no primeiro trimestre, a presidente da Petrobras, Graça Foster, voltou a defender um reajuste dos combustíveis, que deve ser definido neste ano, mas só após as eleições. Escondendo as datas ou percentuais, a petista disse, porém, que será um aumento "moderado", sem repassar o movimento de curto prazo dos preços internacionais.
Graça afirmou ainda que a queda do dólar ajudou a Petrobras a reduzir a diferença entre os preços domésticos dos combustíveis e os internacionais. "Isso nos trouxe mais perto da convergência, diminuiu a distância. Enquanto perdura a não paridade plena [entre os preços], temos que estar considerando a correção de preços."
O mais recente reajuste ocorreu em novembro do ano passado, com alta de 4% para a gasolina e de 8% para o diesel. O aumento, porém, não foi suficiente para mudar o quadro da estatal. O prejuízo da área de abastecimento, responsável pelas importações, subiu de R$ 4,2 bilhões no primeiro trimestre de 2013 para R$ 4,8 bilhões de janeiro a março deste ano.
Resta saber que tamanho terá o "gasolinaço". Com certeza o aumento será maior do que a correção da tabela do Imposto de Renda, que ficou em 4,5%, muito abaixo da inflação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário