sexta-feira, 1 de março de 2013

Economia brasileira registra o pior crescimento desde 2009


article image
Dados divulgados pelo IBGE mostram desaceleramento da economia brasileira em 2012 (Reprodução/Internet)
PISANDO NO FREIO


Crescimento de apenas 0,9% deixa Brasil atrás de seus parceiros do BRICS

fonte | A A A
Dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira, 1º, mostram que em 2012 a economia brasileira cresceu apenas 0,9%, menor número registrado desde 2009. Em valores, o PIB do ano passado somou R$ 4,403 trilhões.
A fraca expansão do PIB em 2012 deixa o Brasil atrás de seus parceiros do BRICS. No mesmo período, a China avançou 7,8%, Índia, 5,0%, Rússia, 3,4% e África do Sul, 2,5%. O crescimento é comparado ao registrado em países da zona do euro, como Alemanha (0,9%), França (0,1%) e Reino Unido (-0,1%).
Juros nos menores patamares já registrados, crédito abundante e desoneração de tributos não foram suficientes para garantir um crescimento mais forte da economia. Por outro lado, o crescimento da massa salarial, aliado à expansão do crédito, sustentou o crescimento do comércio varejista, que cresceu em ritmo superior ao das indústrias. O consumo das famílias aumentou pelo nono ano consecutivo, crescendo 3,1% em 2012. O consumo do governo aumentou 3,2%.
Indústrias também registram queda no crescimento
O setor de transformação e construção civil registraram desempenhos negativos, com queda de 0,5% cada um. Os números contrariaram as expectativas de analistas, que esperavam uma alta de 1%.
A prévia do PIB medida pelo Banco Central havia apontado um crescimento de 1,35%. No início de 2012, o governo chegou a prever alta de 4% a 5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário