O supremo comando do Exército Popular da Coreia ordenou a todas as tropas de artilharia, incluindo as unidades estratégicas e unidades de artilharia de longo alcance, para estarem preparadas para entrar em combate, afirma nota divulgada pela agência estatal de notícias KCNA.
As unidades devem estar preparadas para atacar “todas as bases militares dos Estados Unidos na região da Ásia-Pacífico, incluindo o território continental norte-americano, o Havaí e Guam”, assim como a Coreia do Sul, acrescenta o comunicado.
O governo da Coreia do Sul afirmou não ter percebido atividades fora do comum entre os militares norte-coreanos, mas que acompanha a situação. Especialistas dizem que um ataque por parte da Coreia do Norte é extremamente improvável, principalmente durante as manobras conjuntas entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul, previstas para durar até 30 de abril.
As manobras, conhecidas como “key resolve”, são em grande parte virtuais, mas mobilizam 10 mil soldados sul-coreanos e 3.500 norte-americanos. Os Estados Unidos, aliados dos sul-coreanos, têm 28.500 soldados no sul da Península da Coreia. (Do Deutsche Welle com informações da Agência Lusa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário