quinta-feira, 28 de junho de 2012

TSE libera candidaturas de políticos com contas de campanha reprovadas



Ministros voltaram atrás em decisão tomada em março depois de um pedido de reconsideração apresentado por catorze partidos

Julgamento foi concluído com voto-vita do minitros Dias Toffoli
Julgamento foi concluído com voto-vita do minitros Dias Toffoli (Dorivan Marinho/AE)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) voltou atrás e decidiu autorizar a candidatura dos políticos 'contas-sujas'. Em março, por 4 a 3, a corte havia determinado que só poderia disputar uma eleição o candidato cuja prestação de contas de campanhas passadas tivesse sido aprovada pela Justiça Eleitoral. Nesta quinta-feira, pelo mesmo placar, o tribunal decidiu que basta apresentar a prestação para entrar na corrida eleitoral.
O pedido de reconsideração da decisão tomada em março foi feito pelo PT e, mais tarde, assinado por outros 13 partidos: PMDB, PSDB, DEM, PTB, PR, PSB, PP, PSD, PRTB, PV, PCdoB, PRP e PPS.
Segundo o TSE, 21 000 candidatos tiveram suas contas reprovadas em eleições até 2010. A nova resolução garante a todos eles o direito de buscar uma cadeira de prefeito ou vereador nas eleições de outubro. Eles só precisarão apenas apresentar suas contas para a obter certidão de quitação eleitoral, documento necessário para requerer o registro de candidatura.
A decisão desta quinta-feira foi tomada pelos ministros Gilson Dipp, Arnaldo Versiani, Henrique Neves e Dias Toffoli. Os ministros Marco Aurélio, Nancy Andrighi e Cármen Lúcia foram votos vencidos. “O candidato que foi negligente e não observou os ditames legais não pode ter o mesmo tratamento daquele zeloso que cumpriu com seus deveres", disse a ministra Nancy Andrighi, na sessão de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário