segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Sobe para 8 o número de mortos em acidente com trem no interior de SP





PUBLICIDADE
DE SÃO PAULO
Ouvir o texto
Subiu para oito o número de mortos no acidente com um trem de carga na tarde de domingo (24) em São José do Rio Preto (438 km de São Paulo), de acordo com a Polícia Militar. Outras cinco pessoas ficaram feridas.
Segundo a PM, os bombeiros ainda trabalham no local do acidente em busca de sobreviventes. Duas pessoas estavam desaparecidas.
O trem, da ALL (América Latina Logística), estava carregado com milho e passava pelo bairro Jardim Conceição, próximo ao centro da cidade, quando descarrilou e um dos nove vagões atingiu quatro casas.
Segundo a assessoria de imprensa da ALL, diretores da empresa viajaram na noite de ontem (24) a São José do Rio Preto. A empresa também informou que está "dando prioridade ao atendimento e suporte às vítimas".
Inicialmente, um assessor disse que se tratava do maior acidente envolvendo trens da empresa. Depois, horas mais tarde, a assessoria recuou e disse que não era possível fazer essa afirmação porque não havia um levantamento sobre as ocorrências envolvendo composições da ALL.
delegado Hélio Fernandes dos Reis, que conduz as investigações sobre o acidente, diz que pediu exames para saber se o maquinista estava embriagado. Ele também solicitou a apreensão do computador de bordo da locomotiva para averiguar a velocidade de tráfego no momento do incidente.
Na área urbana, a velocidade máxima permitida é de 40 km/h.
Em nota, a ALL diz que "lamenta profundamente a fatalidade ocorrida e se solidariza às famílias e vítimas."
Informou ainda que a velocidade dos trens é controlada por satélite e que a composição transitava dentro dos limites permitidos. "As causas do acidente serão investigadas por meio de uma sindicância", citou a empresa.
Hamilton Pavam/Diário da Região
Trem carregado de milho descarrilou na tarde deste domingo em São José do Rio Preto; sete pessoas morreram
Trem carregado de milho descarrilou na tarde deste domingo em São José do Rio Preto; ao menos oito pessoas morreram
POLÊMICA
Alternativas para resolver o problema da circulação de trens de carga em área urbana já vêm sendo discutidas há anos na cidade.
A ALL argumenta que estudos comprovam a segurança de tráfego nesses trechos em área urbana, mas em 2009 ela foi condenada a pagar multa no valor de R$ 615 mil por descumprir um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado com o Ministério Público sete anos antes.
Em 2002, em menos de três meses, duas composições descarrilaram no trecho urbano, o que motivou a ação da Promotoria.
O TAC previa a implantação de um plano de gerenciamento de riscos e para atendimento de emergências. O plano foi apresentado pela ALL, mas não obteve aprovação da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
Na época, a empresa recorreu da decisão, mas a ação foi julgada improcedente. Agora, a ALL terá de pagar a multa corrigida, de R$ 1 milhão.
O Ministério Público acordou que a empresa reverta esse valor na compra de equipamentos de segurança para a Cetesb, Defesa Civil, Polícia Ambiental e Bombeiros.
A ALL tem dois meses para cumprir a decisão, publicada há 15 dias.
+ CANAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário