domingo, 17 de novembro de 2013

Joaquim Barbosa manda mensaleiros do PT para a Papuda e deixa para depois a indicação onde cada um cumprirá pena.






coronel do blog
Condenado do mensalão, José Dirceu desembarca no hangar da PF em Brasilia
O juiz responsável pela execução das penas dos condenados no julgamento do mensalão disse ontem que não recebeu nenhum tipo de instrução sobre o caso. "Não sei de nada porque não recebi documento nenhum. O que sei é o que estou lendo na imprensa", afirmou Ademar Silva de Vasconcelos, que é o juiz titular da Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Ele foi designado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, como o responsável por encaminhar os presos para o local em que cumprirão suas penas.
 
Segundo ele, é necessário que Barbosa expeça uma carta de sentença à vara, na qual indicará a pena a ser cumprida por cada condenado. Até o início da noite, isso não havia acontecido, apesar de a Polícia Federal já ter buscado de avião em São Paulo e Minas Gerais os nove condenados que não se apresentaram em Brasília. A chegada deles à capital federal foi confusa. Segundo Vasconcelos, apenas o mandado de prisão não bastava para que fossem encaminhados para as penitenciárias. "A ordem de prisão é dada pelo ministro. A Polícia Federal tem que se reportar a ele. Só com o mandado, não posso executar a pena", afirmou o juiz à tarde.
 
"Todo mundo está preocupado com o mensalão, mas ninguém se preocupa com os 12,5 mil presos dos quais tenho que cuidar", reclamou Ademar. "Não posso parar minha rotina por um processo que nem é meu. O processo está no Supremo." Apesar das reclamações e do alerta do juiz, os 11 presos foram levados ao Complexo Penitenciário da Papuda ontem à noite. Não estava claro até a conclusão desta edição se Vasconcelos tomou sozinho a decisão de enviá-los ao complexo ou se houve manifestação do Supremo com orientações ao juiz. (Folha de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário