sexta-feira, 30 de março de 2012

Justiça do RS determinou a retirada de crucifixos, mas juízes gaúchos aproveitarão a Semana Santa



Conversa mole – O Estado é laico! Pelo menos é essa a justificativa da Justiça gaúcha para que crucifixos e outros símbolos religiosos sejam retirados de todos os prédios e repartições do Judiciário no estado. Em sua decisão, considerada arbitrária e descabida, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul atendeu a pedido da Liga Brasileira de Lésbicas e de algumas outras entidades.
Sem se importar com o argumento de que o Estado é laico, a Justiça gaúcha informou nesta sexta-feira (30) que na Semana Santa fará expediente diferenciado, conforme comunicado abaixo expedido pelo Tribunal. Como se sabe, a quinta-feira santa deixou de ser feriado há muito tempo, mas mesmo assim o TJ gaúcho enforcará metade do dia. O anúncio sobre as atividades do judiciário gaúcho na semana que se encerra com a comemoração da Páscoa, em 8 de abril, mostra que o laicismo só existe de fato quando interessa aos magistrados.
A decisão de retirar os crucifixos dos prédios do Judiciário foi mero populismo, pois se a tese de que o Estado é laico fosse levada ao pé da letra, muitas cidades gaúchas deveriam mudar de nome, como São Borja, São Miguel das Missões, Santo Ângelo, São Gabriel, Santo Ângelo, entre tantas outras. Clique e leia matéria sobre o tema.
Confira abaixo o comunicado divulgado pela assessoria do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
“Justiça Estadual terá expediente diferenciado na próxima quinta-feira
No próximo dia 5/4, quinta-feira, a Justiça Estadual irá funcionar em horário diferenciado.
O expediente será das 9h às 13h no Tribunal de Justiça e no 1º Grau de jurisdição, de forma ininterrupta, mantendo-se os respectivos serviços jurisdicionais sob regime de plantão. Ficará a critério dos magistrados definição com relação à realização das audiências já designadas.
A determinação é do Presidente do TJRS, Desembargador Marcelo Bandeira Pereira, e consta na Ordem de Serviço nº 003/2012-P.
Na sexta-feira (6/4), feriado nacional, haverá regime de plantão para atendimento das medidas urgentes.”
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário