quinta-feira, 29 de março de 2012

Jogador brasileiro tem vitória histórica contra a Fifa na Justiça da Suíça



Federação queria impedir o atleta de voltar aos campos, mas decisão foi considerada abusiva

29 de março de 2012 | 7h 30
Jamil Chade, correspondente
Zurique, 29 – A disputa lembra Davi contra Golias e quem venceu foi o aparentemente mais fraco. Nesta quarta-feira, o jogador brasileiro Matuzalem conseguiu que a Corte Suprema Suíça revertesse decisão da Fifa, garantindo seu direito de continuar sendo jogador, o que a entidade queria negar. O resultado é considerado histórico e um golpe no que o tribunal chamou de 'caráter abusivo da entidade máxima do futebol'.
Matuzalem está livre para voltar a jogar - Alessandro Di Meo/EFE - 19/03/2011
Alessandro Di Meo/EFE - 19/03/2011
Matuzalem está livre para voltar a jogar
Matuzalem, do Rio Grande do Norte, jogava no Shaktar Donetsk da Ucrânia, mas rompeu seu contrato com o clube, abandonou o país e foi jogar no Real Zaragoza, na Espanha. Em 2009, o clube espanhol e o brasileiro foram condenados a pagar € 12 milhões como pena pela transação ilegal.
Em 2010, diante do fato de que o dinheiro não havia sido depositado. A Fifa então estabeleceu mais uma multa e deu um prazo para seu pagamento. Se isso não ocorresse, o brasileiro estaria impedido de voltar aos campos de forma profissional pelo resto de sua vida.
O caso chegou ao Tribunal Arbitral dos Esportes, que deu ganho de causa para a Fifa. Os advogados do jogador decidiram ir além e, num gesto raro, questionaram a decisão na corte comum suíça. O caso foi então para o Tribunal Superior.
Nesta quarta, a corte máxima do país determinou que a Fifa havia sido abusiva em sua punição e revogou a decisão do Tribunal Arbitral dos Esportes, uma decisão ainda mais rara.
Para os juizes, a pena é "incompatível com a ordem pública', uma severa derrota para a Fifa.
De acordo com o tribunal, a lei da entidade máxima do futebol é um "atentado grave contra os direitos da pessoa" e que penalidades por conta da violações de contrato devem ter limites.
Pela determinação dos juízes suíços, Matuzalem fica "livre para arbitrar" em relação ao local onde jogará e que sua "liberdade econômica será ilimitada na medida que as bases de sua existência econômica seja colocada em risco".
A decisão marca uma transformação radical nas leis da Fifa e uma derrota para o poder ilimitado de clubes sobre seus jogadores.
É também uma vitória para jogadores de todo o mundo e um mecanismo para garantir que o poder não esteja apenas nas mãos de empresários e cartolas, mas também dos atletas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário