quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Agentes da PF fecham com a pré-candidatura de Denise Abreu; Marcelo Baeta será o vice






Ucho.Info
Fato novo – Ainda estamos no começo de novembro de 2013, mas em todos os partidos políticos a corrida eleitoral de 2014 parece que será amanhã. Na esfera dos chamados partidos nanicos a situação não é diferente. No PEN, Partido Ecológico Nacional, aconteceu um fato novo digno de registro. Os agentes da Polícia Federal resolveram indicar o agente especial Marcelo Baeta para vice na chapa da pré-candidata Denise Abreu, ex-procuradora do Estado de São Paulo e ex-diretora da ANAC. Denise está disposta a concorrer à vaga da petista Dilma Vana Rousseff, que, diga-se de passagem, treme quando ouve o nome da pré-candidata do PEN.
Mineiro, 52 anos, 26 dos quais dedicados a Polícia Federal, Baeta é muito respeitado dentro na Fenapef, Federação Nacional dos Policiais Federais, espécie de sindicato da categoria, que recentemente rompeu com a Central Única dos Trabalhadores. Os policiais federais encontram-se hoje, de forma majoritária, rompidos com o Palácio do Planalto. Além disso, fazem críticas abertas à gestão ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, considerada desastrosa devido ao corte deliberado de investimentos públicos na corporação e, sobretudo, ao arrocho salarial imposto à categoria.
Para os policiais federais do Brasil, o governo petista de Dilma Rousseff age em represália aos inquéritos e as operações anticorrupção que causaram muitos constrangimentos políticos na chamada base aliada – no Congresso Nacional, nos governos estaduais ou nos órgãos da administração direta e indireta.
Uma grande quantidade de agentes da Polícia Federal filiou-se ao PEN no início de outubro, fato foi pouco observado na grande imprensa. Contudo, fontes do Palácio do Planalto confidenciam que os olhos e ouvidos do “quarto andar” mais poderoso do País acompanham com preocupação e interesse redobrado o que acontecerá no PEN, isto porque a presidente Dilma Rousseff não gostaria de concorrer contra uma candidata, muito menos contra Denise Abreu.
“Estaremos juntos com ela. É uma decisão que foi amadurecida ao longo do debate. A Dra. Denise Abreu reúne todas as condições de concorrer à Presidência da República”, disse Marcelo Baeta ao ucho.info, também acrescentando: “Ela é inteligente e bem preparada. Conhece por dentro a máquina administrativa do país e suas mazelas, e tem compromisso firme com o fortalecimento das instituições de Estado e a valorização de seu elemento humano, sem apenas favorecer setores estanques ou grupos favoritos”.
Na opinião de Marcelo Baeta, “o que mais pesou na decisão foi o fato de ela [Denise Abreu] ser uma mulher de grande sensibilidade social e senso do justo, até por ter sofrido ela mesma uma grande injustiça. Só quem sofreu uma grande injustiça sabe dar o devido valor que a justiça tem para as pessoas. Não há democracia sem Justiça”, em clara referência aos processos que correm contra Denise Abreu devido à sua atuação como diretora da ANAC.
Já antecipando o conteúdo programático da chapa, Baeta finaliza: “Nossa chapa vai levar a proposta do crescimento, da distribuição concreta de renda, da melhoria efetiva dos serviços públicos e da moralidade que o País quer, exige e precisa. Ela não abre mão da retomada do crescimento econômico sustentável, estimulando não apenas os grandes grupos empresariais, mas o empreendedor brasileiro em geral, incluídos os profissionais liberais. Segurança pública, saúde e educação precisam de valorização, não de propaganda enganosa. Nós condenamos a desonestidade. Sabemos combater o crime organizado e a corrupção. Vamos dar ao País o Estado de segurança pública e social que os brasileiros e brasileiras tanto esperam.”
No momento em que a insegurança pública dá o tom do cotidiano, com a violência urbana batendo recordes históricos, sobretudo, “um policial federal da estatura de Marcelo Baeta é o vice dos sonhos para qualquer candidatura presidencial”, afirma Denise Abreu.
Baeta, que sairia candidato a deputado federal por Minas Gerais, foi o escolhido depois do impedimento legal do jovem Vitalmo Júnior, ex-Rede Sustentabilidade de Marina Silva, de integrar a chapa: “Infelizmente a Constituição Federal exige idade mínima de 35 anos para candidatos à Presidência e ao Senado. Continuo apoiando e articulando o nome Denise Abreu na jornada que está por vir. Só tenho a agradecer imensamente a confiança e o privilégio de fazer parte deste time”, disse Vitalmo Júnior ao ucho.info.
Na segunda-feira (4), estourou no Facebook o racha interno no PEN. O presidente nacional do partido, Adilson Barroso (PEN-SP), precisou de muito jogo de cintura para fugir do questionamento da militância do partido, depois que insinuou que poderia não realizar as prévias no partido. Vários policiais federais se manifestaram contra o comentário considerado antidemocrático, fora de hora e cheio de indiretas deselegantes a Denise Abreu.
Falando como se a Constituição brasileira e a Lei dos Partidos Políticos permitissem a existência de donos de legendas, Adilson Barroso afirmou que cumprirá “rigorosamente” o Estatuto do PEN. O pomo da discórdia está no artigo do Estatuto que tentou suprimir a Convenção Partidária para escolha do candidato. De acordo com o Estatuto do PEN, quem escolhe o candidato a presidente é a Executiva Nacional, no caso o próprio Adilson. Contudo, este artigo do Estatuto é considerado ilegal por ferir a Lei dos Partidos Políticos aprovada em 1995.
Quem é o candidato a vice
Marcelo Baeta Miranda tem 52 anos. É agente especial de Polícia Federal há 26 anos. Advogado, cursou Direito na Faculdade Vianna Junior, UFJF e Universidade Mackenzie-SP. Cursou também Eletrotécnica (CTU/UFJF) e Engenharia Elétrica (UFJF) em Juiz de Fora (MG). Foi ainda professor de Inglês na Cultura Inglesa e no CCAA nos anos 80 com diplomas da University of Cambridge e University of Michigan. Foi monitor de Língua Inglesa, Literatura Inglesa e Literatura Norte-Americana no Instituto de Ciências Humanas e Letras da UFJF na década de 80. Em São Paulo, trabalhou nos anos 90 no Aeroporto Internacional de Guarulhos/Interpol e no Serviço de Segurança de Dignitários. Era o responsável pela família do Presidente da República na capital paulista.
Em Juiz de Fora, instalou a primeira Comissão de Fiscalização de Produtos Químicos da Polícia Federal no Brasil. Foi membro-fundador e Assessor de Segurança Pública da pioneira INFOJUF (Feira Anual de Informática e Telecomunicações de Juiz de Fora), conduzida por seu irmão Marcos Baeta Miranda. Idealizou o PROCON/JF e presidiu a Associação de Proteção ao Consumidor de Juiz de Fora (1986). Há vinte e seis anos exerce sua profissão de Agente de Polícia Federal, hoje na Classe Especial, tendo sido aprovado em 51º lugar entre cerca de 40 mil candidatos (1987). Foi o orador de sua turma na Academia Nacional de Polícia. Tem vários trabalhos na área de Segurança Pública, com artigos publicados no prestigiado site jurídico “Jus Navigandi”.
  
Link para esta matéria: http://ucho.info/?p=76209

Nenhum comentário:

Postar um comentário