segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Relator pede cassação de Donadon





Parecer do deputado Sergio Zveiter (PSD-RJ) será apreciado na quarta em sessão extraordinária da CCJ; se aprovado, irá a plenário, onde serão necessários 257 votos favoráveis para cassar o mandato
12 de agosto de 2013 | 18h 15

Daiene Cardoso - O Estado de S. Paulo


Brasília - O relator do processo de cassação do deputado Natan Donadon (sem partido-RO), Sergio Zveiter (PSD-RJ) entregou na tarde desta segunda-feira,12, à Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados parecer recomendando a cassação do parlamentar, que está preso no complexo penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, desde junho, após ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por peculato e formação de quadrilha.

Veja também:
Câmara recebe defesa do deputado Natan Donadon
Donadon tenta se adaptar à prisão contando sua história a outros detentos
Deputado se entrega, mas combina com a Polícia Federal ação discreta




O parecer de Zveiter será apreciado em sessão extraordinária da CCJ nesta quarta-feira, 14. "Donadon perdeu a condição de exercer o mandato", justificou o relator. Ele considerou que os crime de peculato e formação de quadrilha são incompatíveis com o exercício do mandato parlamentar. Em seu relatório, Zveiter reafirma a competência exclusiva da Câmara para decidir sobre o futuro político de Donadon. "A questão aqui tem uma conotação política", disse.

Na CCJ, a votação será simbólica e aberta, ou seja, caso haja pedido de verificação dos votos, será possível conhecer o posicionamento de cada membro da comissão. O quórum mínimo para a sessão da CCJ será de 34 deputados presentes. E se o relatório for rejeitado, o processo será arquivado. Se o processo for ao plenário da Câmara, onde o voto é secreto, será necessário maioria absoluta, de 257 votos favoráveis, para que Donadon perca seu mandato de deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário