quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Apagão: PPS pede audiência para que ministro esclareça vulnerabilidades do sistema






Estoque de desculpas – O deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP) informou que apresentará requerimento de informações e pedido de audiência pública na Câmara para que o ministro de Minas Energia, Edison Lobão (PMDB), esclareça o motivo do apagão elétrico que atingiu nove estados da região Nordeste na tarde desta quarta-feira (28). O parlamentar lamentou a repetição do apagão na região mesmo depois dos alertas feitos por ele e especialistas do setor em relação à vulnerabilidade do sistema de transmissão e distribuição de energia.
“Os relatórios recentes da Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica] indicam que os eventos de interrupção no fornecimento de energia, tanto ao nível da distribuição e da transmissão, vem crescendo, assim como o tempo de religação. O apagão de hoje só confirma os alertas sobre a fragilidade do sistema”, afirmou Jardim, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Infraestrutura e membro da Comissão de Minas e Energia da Câmara.
O parlamentar lembrou que recentemente, no processo de revisão dos critérios de remuneração das empresas do setor e de redução da tarifa de energia, uma das preocupações era que o sistema de transmissão e distribuição não fosse comprometido. “Por isso vou protocolar requerimento de informação ao Ministério de Minas e Energia para que a Pasta informe as providências e causas deste apagão; pedir ao TCU para acompanhar o caso; e finalmente sugerir uma audiência pública, na Comissão de Minas e Energia, para discutir uma proposta de avaliação global para o sistemas”, disse.
Jardim disse que além de causar transtornos para a população e colocar em risco as áreas de segurança e saúde, o apagão causa enormes prejuízos ao setor produtivo do país. “No último apagão de 2012, uma empresa petroquímica do Polo de Camaçari [BA] teve um prejuízo de quase R$ 100 milhões. O apagão afeta a vida de milhões de pessoas e compromete as empresas, o comércio e os serviços”, lamentou o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário