quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Robô Curiosity analisará primeira rocha



Nos últimos dias, jipe explorador tirou fotos de eclipse parcial do Sol, encoberto pelas luas Fobos e Deimos. Objetivo da missão é analisar se já existiram no planeta vermelho condições favoráveis à existência de vida microbiana

Pedra encontrada pelo Curiosity tem 25 centímetros de altura e 40 centímetros de comprimento. A pedra foi batizada de "Jake Matijevic", em homenagem ao recém-falecido engenheiro Jacob Matijevic (1947-2012), que foi engenheiro-chefe das operações de superfície do Projeto Mars Science Laboratory
Pedra encontrada pelo Curiosity tem 25 centímetros de altura e 40 centímetros de comprimento. A pedra foi batizada de "Jake Matijevic", em homenagem ao recém-falecido engenheiro Jacob Matijevic (1947-2012), que foi engenheiro-chefe das operações de superfície do Projeto Mars Science Laboratory ( NASA/JPL-Caltech)
Depois de mais de um mês em Marte e de 280 metros percorridos, o robô americano Curiosity examinará nos próximos dias, pela primeira vez, uma rocha. Do tamanho de uma bola de futebol americano, a pedra está no meio do caminho entre o local de pouso do jipe explorador, batizado pelos cientistas da Nasa de Bradbury, e Glenelg, localidade a 400 metros de distância e que apresenta intersecção de três tipos de terreno, ideal para estudar o solo do planeta.
A equipe de cientistas espera tocar a pedra com o espectrômetro, instrumento instalado na extremidade de um dos braços mecânicos do Curiosity que permite identificar a composição química do objeto. Ao mesmo tempo, ele utilizará uma câmera para tirar fotografias. A rocha foi batizada de Jake Matijevic pela equipe da Nasa, em homenagem a um dos engenheiros do projeto Curiosity que morreu recentemente. 
A parada para examinar a rocha marca um intervalo após seis dias de viagem, quando o robô percorreu de 22 a 37 metros por dia. A Nasa planeja que, em Glenelg, o Curiosity use uma pequena broca para examinar o pó do interior de rochas. Nos últimos dois dias, o robô conseguiu captar imagens de eclipses parciais do Sol encoberto pelas duas luas do planeta vermelho, Fobos e Deimos. Fenômenos similares já tinham sido registrados pelas missões Opportunity e Spirit, que aterrissaram em Marte em 2004. 
O objetivo principal dos dois anos de trabalho do Curiosity é utilizar os dez instrumentos que o jipe explorador possui para analisar se o planeta já ofereceu condições favoráveis à existência de vida microbiana. 
O destino final do Curiosity é o monte Sharp, a oito quilômetros de distância, um trajeto que levará pelo menos três meses para percorrer. 
(Com Agência France Presse)

Nenhum comentário:

Postar um comentário