quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Ministro do Interior renuncia após vídeo ser divulgado



Imagens de oficiais torturando detentos levou milhares de pessoas às ruas

População da Geórgia protesta contra vídeo que mostrava detentos sendo torturados
População da Geórgia protesta contra vídeo que mostrava detentos sendo torturados (Vano Shlamov/AFP)
O ministro do Interior da Geórgia, Bacho Akhalaia, renunciou ao cargo nesta quinta-feira em meio a uma onda de protestos provocada pela divulgação de um vídeo que mostrava tortura dentro de um presídio. As manifestações também levaram a responsável pela pasta de Justiça e Sistema Carcerário, Khatuna Kalmakhelidze, a pedir demissão.

Akhalaia alegou, em um comunicado oficial, que ‘como um cidadão georgiano’ ele estava preocupado como os acontecimentos registrados na prisão Gldani N°8, apesar de não administrar o sistema penitenciário desde 2008.

“Alguns dos chefes do departamento começaram a trabalhar enquanto exerci o cargo, por isso eu tomo responsabilidade política e moral pelo fato de que não conseguimos impedir estes terríveis incidentes. Por esta razão eu peço minha deposição ao presidente ”, concluiu.
Leia também: Vídeo de presos sendo torturados causa protestos na Geórgia
O presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, suspendeu as equipes responsáveis pelo sistema carcerário em todo o país, colocando agentes policiais em seu lugar. Diversos oficiais identificados no vídeo foram detidos, apontam dados oficiais.

UE - A alta representante da União Europeia (UE) para políticas diplomáticas e de segurança, Catherine Ashton, por sua vez, expressou, por meio de um comunicado oficial, estar “consternada com as imagens chocantes de abusos cometidos contra detentos”.

Ela ainda destacou que todos os países “são obrigados a respeitar a proibição incondicional de qualquer forma de tortura e maus-tratos” e observou que o governo da Geórgia tomou as medidas iniciais para “resolver este assunto”. Catherine também declarou que é ‘de vital importância’ que estes e outros incidentes sejam investigados e que os responsáveis sejam responsabilizados.
Assista ao vídeo que causou a onda de protestos na Geórgia:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário