Este espectacular Airbus 340-600, novinho em folha, o 2º maior
avião de transporte de passageiros já construído, está estacionado à
porta do hangar em Toulouse, França, sem uma horinha de voo que seja.
Chega
a tripulação árabe da ADAT (Abu Dhabi Aircraft Technologies) para
realizar testes preliminares no solo, tais como ligações dos motores,
antes da entrega da aeronave à "Etihad Airways", de Abu Dhabi. A
tripulação da ADAT conduz o A340-600 pelo 'taxi-way' (circulações
periféricas) até à zona de descolagem.
De
seguida, elevaram todos os quatro motores para a potência de
descolagem, com um avião practicamente vazio. Sem terem lido os manuais
de operação, não têm ideia da peso exacto de um A340-600 vazio e como é
leve.
O alarme de descolagem disparou no cockpit devido a todos os 4 propulsores se encontrarem à potência máxima.
Os
computadores de aviónica assumiram que estavam a tentar descolar, mas
as configurações necessárias (flaps/slats, etc.) não se encontravam
feitas devidamente.
Um
dos tripulantes da ADAT decidiu desligar o Sensor de Proximidade do
Solo para silenciar o alarme. Este procedimento "engana" o avião,
fazendo-o "pensar" que está no ar.
Os computadores libertaram automaticamente todos os travões e dispararam o avião.
A
tripulação da ADAT não fazia a menor ideia de que tudo isto é um
sistema de segurança para impedir que os pilotos aterrem o avião com os
travões a funcionar.
Nem
um único dos sete homens da tripulação árabe teve a inteligência de
inverter a potência dos reactores da sua configuração máxima, e por isso
a aeronave novinha em folha, no valor de 200 milhões de dólares, chocou
em cheio numa barreira de disparo, ficando destruída.
Desconhece-se
a extensão dos ferimentos sofridos pela tripulação, devido ao blackout
noticioso sobre o assunto, quer em França quer nos outros países.
A cobertura mediática do caso foi considerada como sendo insultuosa para os árabes muçulmanos.
Só agora as fotos começam a ser divulgadas, meio em segredo.
Um Airbus: 200 milhões de dólares
Tripulação árabe sem treino: salários de 300 mil dólares por ano
Manual de operações não lido: 300 dólares
Choque do avião contra muro de retenção, com vitória do muro: sem preço.
Por isso é que a Natureza lhes deu camelos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário