terça-feira, 23 de abril de 2013

QUEM NASCEU PARA "PILOTAR" CAMELOS NÃO PODE SE AVENTURAR A PILOTAR AVIÕES

Este espectacular Airbus 340-600, novinho em folha, o  maior avião de transporte de passageiros já construído, está estacionado à porta do hangar em Toulouse, França, sem uma horinha de voo que seja.


cid:026839C31F254126B4E457CB2F5B6E28@WORK


Chega a tripulação árabe da ADAT (Abu Dhabi Aircraft Technologies) para realizar testes preliminares no solo, tais como ligações dos motores, antes da entrega da aeronave à "Etihad Airways", de Abu Dhabi. A tripulação da ADAT conduz o A340-600 pelo 'taxi-way' (circulações periféricas) até à zona de descolagem.


cid:8AC146E0FDFE4FE48B7AADFAD6612FD6@WORK


De seguida, elevaram todos os quatro motores para a potência de descolagem, com um avião practicamente vazio. Sem terem lido os manuais de operação, não têm ideia da peso exacto de um A340-600 vazio e como é leve.


cid:AF3090EF192E4FA995745EE52BDDFAE5@WORK


O alarme de descolagem disparou no cockpit devido a todos os 4 propulsores se encontrarem à potência máxima.
Os computadores de aviónica assumiram que estavam a tentar descolar, mas as configurações necessárias (flaps/slats, etc.) não se encontravam feitas devidamente.


cid:1D72068F910148E6999BD84E74279EBD@WORK


Um dos tripulantes da ADAT decidiu desligar o Sensor de Proximidade do Solo para silenciar o alarme. Este procedimento "engana" o avião, fazendo-o "pensar" que está no ar.


cid:3E477F4B672F452EAF1F9193CE5C6911@WORK


Os computadores libertaram automaticamente todos os travões e dispararam o avião.
A tripulação da ADAT não fazia a menor ideia de que tudo isto é um sistema de segurança para impedir que os pilotos aterrem o avião com os travões a funcionar.


cid:CF33C55773F24FA5A4321A955C236115@WORK


Nem um único dos sete homens da tripulação árabe teve a inteligência de inverter a potência dos reactores da sua configuração máxima, e por isso a aeronave novinha em folha, no valor de 200 milhões de dólares, chocou em cheio numa barreira de disparo, ficando destruída.


cid:0998D78E41EC428D8D6F27CF12463E86@WORK


Desconhece-se a extensão dos ferimentos sofridos pela tripulação, devido ao blackout noticioso sobre o assunto, quer em França quer nos outros países.


cid:BF4B77F8616B4820BEFAB65BF8CEBC9A@WORK


A cobertura mediática do caso foi considerada como sendo insultuosa para os árabes muçulmanos.


cid:FA7A69CE6D4C496ABEFC88D04EA2A006@WORK


Só agora as fotos começam a ser divulgadas, meio em segredo.


cid:95B03F34C2EE4919994FFADD2F26FEBA@WORK


Um Airbus: 200 milhões de dólares
Tripulação árabe sem treino: salários de 300 mil dólares por ano
Manual de operações não lido: 300 dólares
Choque do avião contra muro de retenção, com vitória do muro: sem preço.


Por isso é que a Natureza lhes deu camelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário