A BMW quer começar a desenvolver nas próximas semanas o terreno da fábrica que será construída no norte de Santa Catarina, informou o diretor da montadora alemã, Ian Robertson, que esteve no Brasil em outubro para mostrar o projeto à presidente Dilma Rousseff.
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Modelo BMW X1 é um dos favoritos a ser fabricado no país |
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BMW Série 3 também está bem cotado para ser produzido |
Adiantou, contudo, que a linha Série 3 e o crossover X1 são carros adequados para o padrão de consumo de luxo no Brasil, sendo, portanto, os favoritos a ter produção local.
"Vamos produzir carros para o mercado brasileiro e os produtos da Série 3 e X vão muito bem no Brasil", afirmou Robertson, que também é membro do conselho de administração da BMW.
Ele disse que voltará a visitar o Brasil neste ano para acompanhar o andamento do projeto. Os investimentos no empreendimento são estimados em 200 milhões de euros para a produção de 30 mil carros por ano na cidade de Araquari. A ideia é iniciar a produção em dois anos.
Contudo, para concretizar o plano, a BMW ainda depende da habilitação ao novo regime automotivo.
Uma vez habilitada, a empresa terá direito, durante a construção da fábrica, a uma cota de importação de carros livre dos 30 pontos percentuais extras do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
Editoria de Arte/Editoria de Arte/Folhapress | ||
RAIO-X DE ARAQUARI Cidade abrigará a sede da fábrica da BMW no Brasil |
Para outro volume equivalente a 25%, as importações geram crédito tributário para abatimento do IPI após o início da produção.
Quando anunciou a fábrica, há três meses, a subsidiária brasileira da BMW informou que o projeto tinha sido submetido ao aval do governo brasileiro.
A marca ainda aguarda a confirmação de sua adesão à nova politica automotiva para firmar com o governo catarinense o memorando de entendimentos para a construção da unidade.
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