quarta-feira, 21 de novembro de 2012

COITADO DO RIO GRANDE DO SUL

Engavetamento da Rodovia do Progresso é mera jogada política da vanguarda do atraso

Há reação indignada dos empresários da Grande Porto Alegre contra malemolência do governo Tarso Genro no caso da projetada Rodovia do Progresso, a RS-010, cujo projeto de construção no regime PPP foi engavetado esta semana.

. Quem está falando é a Federasul, mas a indignação é generalizada entre os empresários da região que exige a nova estrada - Porto Alegre a Sapiranga, 70 kms.

- Os empresários mandaram nota para o edito em que avisam: "Fazer corpo mole no caso da Rodovia do Progresso prejudica o RS"

. O governo levou 700 dias para dizer "não" diante de um projeto aceito por todos os prefeitos, que são todos do PT e seus aliados (sete entre os sete da região). Por trás da decisão de Tarso Genro estão três preconceitos atrasados: 1) O projeto não é seu. 2) O PT do RS, xiita,  detesta tocar obras em parceria com a iniciativa privada. 3) Tarso Genro quer ficar administrando o problema, sem resolvê-lo, sua velha tática para permanecer no comando político, mesmo que isto custe a desgraça da economia gaúcha.

. Atual nó, a  BR-116 condena ao atraso 130 mil veículos que circulam por dia no trecho Porto Alegre-Sapiranga.
. O projeto da Rodovia do Progresso foi pedido pelo governo Yeda Crusius à Odebrecht e o projeto foi herdado pelo governo Tarso Genro, que sentou em cima e busca explicações escapistas para justificar sua inação.
. Não é a primeira vez que o PT fustiga esse projeto, porque para evitar ganhos políticos e eleitorais para o projeto de Yeda, o Partido conduziu o governo Lula à aventura das obras da Rodovia do Parque, que corre paralela à Rodovia do Progresso e à BR-116. A Estrada do Parque já está no seu terceiro ano de vida e avança a passos lentos, embora nem de longe vá ligar os 70 kms que separam Porto Alegre de Sapiranga, já que seu objetivo é cumprir os 20 quilômetros que ligam Porto Alegre a Sapucaia. Ao contrário da Rodovia do Progresso, que tem recursos garantidos da Odebrecht, o que permitiria a construção de tudo em apenas dois anos e meio, a Estrada do Parque depende do dinheiro federal, já que é estatal - e isto significa que a obra poderá seguir o mesmo caminho da BR-101, trecho Araranguá-Florianópolis, que não sai do lugar há 30 anos.
 
 
Rodovia do Progresso: desta vez o governo do PT enfrenta reação organizada

Desta vez o governador Tarso Genro será confrontado na sua decisão de cozinhar em fogo brando o projeto da Rodovia do Parque:

Prefeitos - Nesta quinta-feira, o governador teve que se explicar com seus prefeitos da Grande Porto Alegre, que consideram inaceitável o veto do Piratini. No encontro com os prefeitos, Tarso Genro admitiu voltar atrás.

Empresários - Os empresários da região atingida vão desenhar uma campanha pública de protesto a partir da semana que vem, inclusive com manifestações pesadas de rua.

Assembléia - Na semana que vem, o deputado João Fisher criará a Frente Parlamentar Pró-RS-010.

- Os núcleos de maior indignação estão em Canoas e Novo Hamburgo.
Gerdau avisa que não é a única siderúrgica que compra sucata

O grupo Gerdau mandou avisar ao editor que não é o único comprador de sucata de ferro no Brasil.

. O governo Dilma Roussef, ao qual serve em cargo de confiança o sr. Jorge Gerdau, quer taxar gravemente as exportações de sucata, beneficiando grupos como a Gerdau.
Siderúrgicas e fundições explicam pedidos derestrições às exportações de sucata

O editor recebeu nesta quarta-feira um estudo do Instituto Aço Brasil que defende a imposição de sobretaxas para a exportação de sucatas de ferro.

. O estudo mostra que o bem é escasso.

. Países como a China estabeleceram sobretaxas de 40%. A Argentina proíbe as exportações.

. Avisa o Instituto: "Procuramos o governo para contigenciar as vendas ao exterior. 70% das exportações vão para Países onde há algum tipo de restrição ás exportações. O pedido visa impedir competição desleal em um cenário internacional adverso".  
Safra de verão: Brasoja Agro teme indefinição sobre o clima

O que mais teme o diretor da Brasoja Agro, maior corretora de commodities agrícolas do Brasil, Antonio Sartori:

- É certo que não teremos El Niño e La Niña, mas a incerteza sobre o que vai acontecer com o clima é aterrorizante para quem decidiu plantar neste verão.

. Antonio Sartori falará sobre isto nesta sexta-feira, em Gramado, para 100 industriais de calcário do Brasil. Eis o título da sua palestra; "A Tempestade Perfeita".
Dilma investe R$ 1 bi com Anastasia e rifa Ceitec no RS

Até esta quarta-feira, o governo Dilma Roussef ainda não tinha dado explicações sobre sua decisão de acompanhar o governo de Minas na vontade tucana de instalar em Ribeirão das Neves uma fábrica de chips, cujo investimento total chegará a R$ 1 bilhão.

. A decisão parece muito errada por duas razões:

1) No RS, em Porto Alegre, já opera a fábrica dechips do Ceitec, empreendimento federal que consumiu até agora R$ 600 milhões, mas que oito anos depois continua claudicando.

2) Ainda que não quisesse investir mais pesadamente na Ceitec, seria mais racional instalar a nova fábrica também em Porto Alegre, tando montar um cluster completo na área da microeletrônica.

. No caso de Porto Alegre, como no de Minas, as justificativas oficiais para investir US$ 3 milhões por vaga com dinheiro público, é substituir importações na área eletroeletrônica. Este ano, o déficit da balança comercial da área será de US$ 30 bilhões. Em 2005, foi de apenas U$ 7,4 bilhões.

- O que conta a favor de Minas é que o governo local possui caixa para investir e o governo gaúcho está quebrado.  
 



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