segunda-feira, 16 de julho de 2012

Metalúrgicos param produção na GM de São José dos Campos por 24 horas


Trabalhadores querem a manutenção do emprego de 1,5 mil funcionários

16 de julho de 2012 | 8h 41


Gerson Monteiro, especial para o Estado, São José dos Campos
Os metalúrgicos da montadora General Motors em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, estão de braços cruzados. A paralisação por 24 horas é um protesto contra a possibilidade de a empresa fechar um setor da operação, provocando demissões que podem chegar a 1.500 trabalhadores. Desde o início de junho, 356 funcionários já foram demitidos na unidade.

A empresa não soube informar quantos funcionários participam do manifesto. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, 4 mil funcionários do 1º turno estão parados.

A GM de São José dos Campos produz os modelos Corsa, Classic, Meriva e S10, além de motores e kits para exportação.

Negociação
Nesta terça-feira, 17, dirigentes sindicalistas deverão se encontrar com o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, em Brasília. A entidade pede que o Governo Federal faça uma intervenção na discussão e consiga a manutenção dos empregos, já que existe um acordo entre as montadoras para a redução do IPI (imposto sobre produtos industrializados).
Na quarta-feira está programada uma manifestação em Brasília, em frente ao Palácio do Planalto. Na reunião realizada na última quinta-feira, em São Paulo, não houve acordo entre os trabalhadores e a GM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário