quarta-feira, 18 de abril de 2012

Crise da Argentina: Repsol tentou vender participação na YPF a chineses



Grupo espanhol dialogava com a chinesa Sinopec quando as negociações foram surpreendidas pela decisão do governo argentino de expropriar a YPF

refinaria de petróleo da Repsol, em Cartagena, na Espanha
Repsol possui parceria com a Sinopec no Brasil e almejava replicá-la na Argentina (Francisco Bonilla/Reuters)
O grupo espanhol Repsol tentou vender sua participação de 57,4% na argentina YPF à empresa chinesa Sinopec pouco antes da decisão da presidente argentina Cristina Kirchner de expropriar parcialmente o grupo, informa o jornal Financial Times. As duas companhias já possuem parcerias, como a em voga no Brasil, onde formam uma única empresa para explorar petróleo, aRepsol Sinopec Brasil.
"A tentativa secreta de vender 57% da YPF a um comprador chinês, que uma pessoa envolvida (nas negociações) identificou como a Sinopec, fracassou depois do anúncio na segunda-feira do governo argentino de expropriar 51% da empresa", afirma o jornal britânico.
O presidente da Repsol, Antonio Brufau, havia afirmado nesta terça-feira que a participação da empresa na YPF havia despertado o interesse de vários investidores internacionais, com avaliações próximas de 10,5 bilhões de dólares – valor que a Repsol calculou para sua parte na YPF.
(com Agence France-Presse)

Nenhum comentário:

Postar um comentário