Campanha foi criada após tentativas frustradas de resolver o problema.
Dívida foi descoberta quando ele foi tentar financiar um veículo.
82 comentários
Um produtor de cinema de Santos, no litoral de São Paulo, mobilizou várias pessoas nas redes sociais para conseguir pagar uma dívida de R$ 0,79 que tem com uma operadora de telefonia celular. Samuel Alves de Castro publicou uma foto no seu perfil em uma rede social com uma "hashtag" pedindo para a empresa liberar um boleto para que ele pudesse saldar o valor. Em questão de horas, a foto teve centenas de compartilhamentos e, depois disso, dezenas de pessoas aderiram à campanha e fizeram fotos com cartazes com a "hashtag" criada por ele.
Castro conta que descobriu que devia o valor no dia 25 de outubro, quando foi comprar um carro. "Fui em uma concessionária e falaram que eu estava com o nome negativado. Logo depois fui no Serasa e eles emitiram um documento com as informações sobre o valor que eu devia e a empresa que tinha feito o registro. Aí eu vi que devia R$ 0,79 para a operadora e isso estava me impossibilitando de comprar o carro", conta.
No dia seguinte, Castro ligou para a operadora pois queria tentar resolver o problema, mas não obteve sucesso. "Depois de teclar todas as opções do menu de atendimento, fiquei 10 minutos no telefone ouvindo aquela música de espera. Cansei e desliguei. Fui em uma loja da operadora e eles disseram que o sistema estava fora do ar e pediram para eu voltar depois. Quando voltei, me falaram que o sistema continuava fora do ar e me disseram para ir a outra loja. Quando cheguei lá, eles me disseram que o sistema também estava fora do ar. E com isso perdi um dia todo tentando resolver este problema e não consegui", conta.
Após sair da loja, ele decidiu criar a campanha nas redes sociais. "Fui para casa, gravei um vídeo e postei em um site de compartilhamento. A internet é um meio que a gente tem de criticar, questionar e colocar reclamações. Por meio dela as coisas se espalham muito rápido. E essa é minha forma de protestar e criticar o atendimento ruim que recebi. Podia ser qualquer valor, mas perdi muito tempo para resolver isso”, diz.
No sábado (27), Castro publicou uma foto em seu perfil em uma rede social e o sucesso foi instantâneo. Os internautas começaram a publicar imagens com um cartaz pedindo para a operadora liberar o boleto para que ele pudesse poder pagar a dívida. “As pessoas começaram a compartilhar e a minha foto teve centenas de compartilhamentos. Depois começaram a publicar fotos com a hashtag e eu compartilhei todas”, conta.
Em nota, a operadora informa que o cliente possui débito em aberto referente a um dos planos oferecidos e que o boleto foi encaminhado para o email do cliente. A nota também afirma que tão logo for confirmado o pagamento, o nome de Castro será retirado dos órgãos de proteção ao crédito.
Para ler mais notícias do G1 Santos e Região, clique em g1.globo.com/santos. Siga também o G1 Santos e Região no Twitter e por RSS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário