domingo, 16 de fevereiro de 2014

Polícia venezuelana fracassa ao invadir casas de opositor de Maduro






Leopoldo López não se encontrava em sua residência, tampouco na de seus pais, quando policiais invadiram os locais ordenando sua prisão

Leopoldo López e teve seus direitos políticos cassados até 2014
López: após busca policial em residências, fez críticas a Maduro via Twitter (David Fernández / EFE)
As forças de segurança venezuelanas invadiram, neste domingo, a casa de Leopoldo López e a de seus pais, simultaneamente, em Caracas, na tentativa de prender o opositor que acusa o chavista Nicolás Maduro, atual presidente do país, de ser responsável pela morte de três pessoas em manifestações contra o governo na semana passada.
López não estava em nenhuma das residências vistoriadas pela polícia na ação que começou no fim da noite deste sábado e se estendeu até a manhã deste domingo. Testemunhas disseram que os vizinhos batiam em panelas e frigideiras para protestar contra a ordem de detenção arbitrária. López não é visto desde a entrevista que concedeu à imprensa na noite de quarta-feira, na qual culpou Maduro pelas mortes.
"Maduro, você é um covarde", escreveu López em uma mensagem postada no Twitter, após as forças de segurança deixarem sua casa e a de seus pais. O jornal venezuelano El Universalpublicou na quinta-feira uma cópia da ordem de prisão de Lopez com acusações que vão do vandalismo ao terrorismo.
Foto 1 / 17
AMPLIAR FOTOS
Manifestante com uma bandeira venezuelana durante protesto contra o governo do presidente Nicolás Maduro, passa em frente a um grupo de policiais em Caracas
Manifestante com uma bandeira venezuelana durante protesto contra o governo do presidente Nicolás Maduro, passa em frente a um grupo de policiais em Caracas - Jorge Silva/Reuters


A caça ao opositor durante a madrugada foi acompanhada de mais uma noite de protestos contra o governo, nos quais os policiais dispararam bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar um grupo de cerca de 500 estudantes que pediam o fim do regime chavista.
Em pronunciamento transmitido na quinta-feira à noite, Maduro havia dito que não mediria esforços para ver o adversário atrás das grades. López é ex-prefeito do município de Chacao e participou da tentativa de golpe contra Hugo Chávez em 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário