terça-feira, 30 de julho de 2013

São Luís está na faixa dos municípios com alto IDH, mas Sarney pode ser transferido para hospital de SP




Fim do caminho – Quem consulta a tabela de Índice de Desenvolvimento Humano Municipal do Brasil (IDHM), da Organização das Nações Unidas, leva um susto ao constatar que a capital do Maranhão, São Luís, encontra-se na faixa de Alto Desenvolvimento Humano, com IDHM de 0,768. Para o cálculo do índice, que oscila entre zero e um, a ONU considera indicadores de saúde, renda e educação.
Como se sabe, São Luís é a capital do mais pobre estado brasileiro, situação que envergonha o País como um todo. Enquanto o IDHM aponta uma realidade distorcida da capital maranhense, o ex-presidente da República e senador José Sarney (PMDB-AP) pode deixar o Hospital UDI, em São Luís, e rumar para São Paulo por conta de uma pneumonia seguida de suposto derrame pleural, segundo informações obtidas pelo ucho.info.
Os médicos que atendem o ex-presidente avaliarão as condições de Sarney ao longo da próxima madrugada, sendo que a decisão sobre eventual transferência para o Hospital Sírio-Libanês poderá ser tomada na manhã de terça-feira (30).
Ora, se um hospital particular da mais importante cidade do Maranhão não tem condições de tratar um paciente com pneumonia, o povo maranhense, que é refém da depauperada saúde pública, não tem muito que esperar do futuro.
A saúde pública do Maranhão está sob os cuidados de Ricardo Murad, cunhado governadora Roseana Sarney, cada vez mais preocupada em manter a sua imagem como política, que piorou sensivelmente depois da recente pesquisa de opinião que apontou alta desaprovação do governo da peemedebista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário