Ocorreu nesta manhã do dia 18 de dezembro, nas dependências da Academia da Força Aérea (AFA), a cerimônia de passagem de comando do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como “Esquadrilha da Fumaça”.
Compareceram ao evento diversas autoridades, incluindo militares do alto comando da Força Aérea Braseira (FAB), incluindo o comandante tenente brigadeiro do ar Juniti Saito. Durante o evento, também foi oficialmente apresentado o A-29B com as cores da “Fumaça”. (agrade o próximo post com fotos exclusivas).
A passagem ocorreu durante o voo, quando o tenente-coronel aviador Wagner de Almeida Esteves, comandando o “Fumaça 1”, cedeu lugar na formação para a aeronave comandada pelo tenente-coronel aviador Marcelo Gobett Cardoso, que tomou o posto de lider. Gobett então comandou a dispersão e o pouso das aeronaves.
O coronel Esteves seguirá para o GTE (Grupo de Transporte Especial), sediado em Brasília. Já o coronel Gobett terá a importante missão de comandar o EDA durante a transição de meios aéreos. O T-27 Tucano, que equiparam o esquadrão por quase três décadas, darão lugar ao A-29B Super Tucano.