quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Movimentação é tranquila no Galeão, após transtornos com apagão


Passageiros passaram sufoco na noite de quarta-feira (26).
Problema foi causado por defeito em subestação, segundo a Light.

Do G1 Rio
11 comentários
Após uma noite de apagão e muito sufoco para passageiros do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), a movimentação é tranquila nos dois terminais, na manhã desta quinta-feira (27), como mostrou o Bom Dia Rio. Por volta das 6h30, não havia filas e o embarque e desembarque eram normais. O aeroporto ficou totalmente às escuras por 10 minutos, na noite de quarta-feira (26). Sem ar condicionado, usuários sofreram com o forte calor, no dia mais quente do Rio de Janeirodesde 1915.
O problema atingiu os dois terminais, por volta das 21h. Após duas horas, o fornecimento de luz foi normalizado no Galeão). Segundo a Light, concessionária responsável pelo serviço, um defeito no equipamento da subestação que pertence ao aeroporto Internacional Tom Jobim ocasionou o desligamento da linha de transmissão da Light, que atende a Ilha do Governador e a Ilha do Fundão.
De acordo com o superintendente do aeroporto do Galeão, Emmanoeth Vieira de Sá, a estrutura atual do aeroporto não permite que o gerador de emergência seja acionado imediatamente neste tipo de caso. Por isso, demorou 10 minutos para entrar em funcionamento.
"No nosso caso, a gente não tem essa facilidade. Ela vai estar contemplada nessa obra de revitalização, com um sistema totalmente automático para que em dez segundos entre o grupo de emergência", afirmou o superintendente.
A Infraero informou que não houve atrasos e cancelamentos de voos em decorrência do apagão. No entanto, passageiros disseram que houve atrasos, principalmente nos voos internacionais, já que durante a falta de luz não foi possível fazer check-in nos balcões das companhias.
Segundo a Infraero, a iluminação na pista não chegou a ser afetada. O gerador foi acionado, no entanto, não foi suficiente para atender todo o terminal.
Procurada pelo G1, a Light informou que equipes de técnicos do aeroporto, com apoio de funcionários da companhia, vão investigar as causas do defeito apresentado.
Passageiros no escuro
O jornalista Juarez Passos disse que o Galeão ficou numa "escuridão total". "Depois voltou aos poucos. O mais impressionante é que não tinha ninguém para dar nenhuma informação
Foram dois picos de escuridão", disse.
"Terminais de check-in não chegaram a parar. Funcionaram à meia luz. Está um calor infernal, como se você estivesse na rua. O ar [condicionado] não está funcionando na área onde estou", afirmou, por volta das 22h10.
Falta de luz na Ilha e na Zona Oeste
Moradores de trechos da Ilha do Governador, Jacarepaguá e Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, também reclamaram da falta de luz no início da noite desta quarta.
Em Curucica, um grupo revoltado com a queda de energia ateou fogo em colchões e pneus na Rua João Bruno Lobo, esquina com a Rua Vale das Rosas. A Polícia Militar foi acionada para controlar a situação.
Para ler mais notícias do G1 Rio, clique em g1.globo.com/rj. Siga também o G1 Rio noTwitter e por RSS.
Para saber mais informações sobre os voos no Aeroporto Galeão, clique emhttp://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/aeroporto/galeao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário