domingo, 23 de dezembro de 2012

ALAGOAS ESTÁ DE LUTO: Escritor Lêdo Ivo passa mal em restaurante e falece na Espanha


Causa da morte do poeta que se destacou na literatura não foi divulgada.
Familiares vão trazer os restos mortais para o Brasil.

Waldson CostaDo G1 AL
Comente agora
Escritor alagoano Lêdo Ivo morreu ao 86 anos (Foto: Ricardo Lêdo/Gazeta de Alagoas/Cortesia)Escritor alagoano Lêdo Ivo morreu aos 88 anos
(Foto: Ricardo Lêdo/Gazeta de Alagoas)
A literatura alagoana e brasileira estão de luto. Morreu, na madrugada deste domingo (23), em Sevilha, na Espanha, o escritor alagoano Lêdo Ivo, de 88 anos.
Segundo informações de familiares, o jornalista passou mal quando almoçava num restaurante, ele seguiu até o hotel onde recebeu atendimento médico, mas acabou falecendo antes mesmo de ser encaminhado ao hospital da cidade. A causa da morte ainda não foi divulgada.
“Ele estava na cidade espanhola a passeio, onde passaria o Natal com alguns familiares, e retornaria nas próxima semana para Maceió, para cumprir sua agenda de trabalho”, disse a sobrinha do escritor, Laudicéia Eurídice Ivo.
Familiares estão resolvendo os trâmites legais para trazer as cinzas do escritor para o Brasil. "Provavelmente Lêdo Ivo será cremado. Quanto as homenagens, familiares e amigos estão se mobilizando para realizar missa no Rio de Janeiro e em Maceió", completou Laudicéia Ivo ao enfatizar que ainda não há horário para os restos mortais do escritor chegar no Brasil.
Biografia
Lêdo Ivo nasceu em 1926, em Maceió (AL), filho de Floriano Ivo e Eurídice Plácido de Araújo Ivo. Casado com Maria Lêda Sarmento de Medeiros Ivo (1923-2004), o casal teve três filhos.
Estreou na literatura em 1944 com As Imaginações, poesia, e no ano seguinte publicou Ode e Elegia, distinguido com o Prêmio Olavo Bilac, da Academia Brasileira de Letras.
O escritor, que é o quinto ocupante da Cadeira nº 10 da Academia Brasileira de Letras (ABL), também é sócio efetivo da Academia Alagoana de Letras, sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, sócio honorário da Academia Petropolitana de Letras e sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário