segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Saúde de Chávez tem 'novas complicações', diz vice



Maduro afirmou desde Cuba que estado é 'delicado' e tratamento envolve riscos

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, é observado pelo vice, Nicolás Maduro (d), e pelo chefe da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, durante pronunciamento realizado em Caracas, no dia 8 de dezembro
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, é observado pelo vice, Nicolás Maduro (d), e pelo chefe da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, durante pronunciamento realizado em Caracas, no dia 8 de dezembro (Palacio Miraflores/Reuters)
O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, informou neste domingo em pronunciamento transmitido pela TV venezuelana direto de Havana, em Cuba, que o estado de saúde de Hugo Chávez "continua sendo delicado" e sofreu "novas complicações" envolvendo uma infecção respiratória surgida após a operação feita no dia 11 de dezembro, a quarta desde que Chávez descobriu um câncer em meados do ano passado.
Segundo Maduro, os problemas já eram conhecidos pelas médicos e estão sendo tratados, mas "não sem riscos" para o caudilho venezuelano, que deveria tomar posse de mais um mandato em 10 de janeiro. A posse, no entanto, é cada vez mais improvável à medida que Chávez permanece em Cuba para o tratamento da doença.  
"Ao chegar em Havana, fomos imediatamente para o hospital para pessoalmente nos atualizarmos sobre o estado de saúde do comandante presidente. Fomos informados de novas complicações surgidas da infecção respiratória já conhecida", afirmou Maduro ao ler um relatório médico acompanhado, entre outros, pela filha do presidente Rosa Virgínia.
Ao anunciar em 9 de dezmebro a volta do câncer e a decisão de se submeter a nova cirurgia, Chávez indicou que o vice, Nicolás Maduro, comandaria o país em sua ausência, apontando-o também como herdeiro e sucessor no caso de algo lhe acontecesse.
(Com agência EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário