”Esquadrilha da Fumaça” apresenta oficialmente o seu novo avião: o Super Tucano


Hoje pela manhã, durante a cerimônia de passagem de comando do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, interior de São Paulo , a Força Aérea Brasileira (FAB) apresentou oficialmente o futuro avião da “Esquadrilha da Fumaça”. Trata-se do Embraer EMB-314 Super Tucano, conhecido na FAB como A-29. A FAB já havia feito o anúncio da apresentação ontem através do seu portal na internet.
Embora o Super Tucano já seja uma realidade na “Fumaça”, ainda levará certo tempo para que o esquadrão realize demonstrações públicas com a aeronave. Isto deve ocorrer somente no segundo semestre do ano que vem.

Adeus T27

No primeiro semestre deste ano a “Fumaça” comemorou seus 60 anos em grande estilo (com um show na Academia da Força Aérea que deixará lembranças ainda por muito tempo). E durante quase metade deste tempo o esquadrão voou com o Embraer EMB-312 Tucano, ou T-27 como é conhecido na FAB.
Ao longo dos anos, a Esquadrilha da Fumaça realizou mais de 3.500 apresentações dentro e fora do Brasil. Boa parte delas com o T-27. Este ano o esquadrão bateu o seu próprio recorde, com130 apresentações.
Para manter a rotina média de 100 demonstrações por ano, o Tucano já havia passado por diversas modernizações. Nos últimos anos o esquadrão realizou um intenso rodízio de aeronaves. Aquelas menos usadas pela FAB eram enviadas à base do esquadrão, em Pirassununga, e passavam por um processo de revitalização nos equipamentos de voo. Acontece que o tempo e as manobras arrojadas cobraram certo preço das aeronaves e um substituto já vinha sendo estudado faz algum tempo.
No início deste ano surgiram rumores de que o T-27 seria finalmente substituído pelo  seu irmão mais novo. O Super Tucano voa na FAB, primeiro cliente da aeronave, desde 2005 e cumpre duas missões básicas:  formar  futuros pilotos de combate, bem como executar missões de ataque e de interceptação de aeronaves de baixo desempenho. Além do Brasil, o modelo já foi exportado para oito países e participa de uma concorrência para equipar a USAF, a Força Aérea dos Estados Unidos.

Entra em cena o Super Tucano

Os preparativos para o recebimento dos Super Tucanos, no entanto, já começaram no início do ano passado. Seis pilotos e 12 mecânicos do EDA foram até Natal (RN), onde receberam instrução no caça no Esquadrão Joker (2º/5º GAV), unidade da FAB responsável pela formação de pilotos de combate.
Há diferenças sensíveis entre as aeronaves. O T-27 por exemplo é mais leve e dócil que o A-29. Porém, o A-29 apresenta uma grande superioridade de potência, além da aviônica de ponta. Durante a avaliação do A-29 em Natal foram realizadas com sucesso todas as manobras do atual “display” de demonstração do EDA. Sobre as novas manobras, o Super Tucano será capaz de proporcionar a volta do famoso Lancevak.
Havia a possibilidade de que pelo menos uma das aeronaves estivesse pronta para o desfile de sete de setembro. Infelizmente não deu tempo. A entrega das primeiras duas aeronaves ocorreu no dia 1º de outubro, e a dotação do esquadrão será de quatro aeronaves do modelo biposto (A-29B) e oito do modelo monoposto (A-29A).
O Super Tucano apresentado durante a cerimônia ocorrida hoje é uma das duas aeronaves bipostas recebidas pelo esquadrão. Trata-se do A-29B, matrícula 5966. Sua pintura esta estalando de nova e, basicamente seguia o mesmo padrão nas cores azul, verde, amarelo e branco atualmente em uso pelo esquadrão. Há um detalhe interessante na deriva, dominada por uma bandeira do Brasil estilizada. Ela não apresentava o número indicador da aeronave. Isto ainda deve ser modificado.

 Implantação

Em 2013, o EDA não irá fazer apresentações entre janeiro e agosto, período que será dedicada à formação de pilotos e mecânicos. Até por este motivo, ver a “Esquadrilha da Fumaça” voar pela última vez com o saudoso Tucano (ver foto abaixo) durante a cerimônia de passagem de comando foi algo muito especial.
No próximo semestre a “Fumaça” já terá recebido todas as suas aeronaves. Nessa época, a Fumaça terá a presença de militares de unidades aéreas que já operam o Super Tucano. O objetivo é que, a partir de 2014, o EDA possa realizar toda a formação do seu efetivo na pilotagem e manutenção do A-29.
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