Em setembro de 1957, a IBM colocava no mercado o primeiro computador com disco rígido formado por 50 discos magnéticos contendo 50 000 setores, sendo que cada um suportava 100 caracteres alfanuméricos totalizando 5MB de memória. Para a época isso foi considerado um feito, apesar das dimensões da extraordinária máquina: só o disco rígido pesava nada menos que uma tonelada.
Ele era parte integrante do computador IBM 305 RAMAC e na verdade não eram 5MB e sim 4,7MB, pois trabalhava com caracteres de 7bits e não 8bits, como é hoje. A IBM alugava essa estonteante capacidade de armazenamento para a época aos interessados por nada menos que 36 mil dólares anuais, isso a valores de 1956.
A foto mostra o HD sendo transportado por um avião cargueiro. Reparem na cara do pessoal da tripulação, imaginando o quanto de recurso tal equipamento poderia realizar.
NOTA 1 - Interessante observar que nos dias de hoje, por enquanto, há Pendrive com capacidade de 512Gb (Kingston 512 Gb) . Ou seja, no seu bolso você leva infinitas vezes mais memória do que o equipamento noticiado acima;
NOTA 2 - Existem celulares com capacidade de 8Gb, ou mais, e com recursos antes só possíveis em laboratório.
A tendência da miniaturização caminha a passos velozes, sendo possível, ou melhor, impossível imaginar seus limites.
As gerações vindouras serão contempladas com tecnologias cada vez mais velozes, mais recursos e desdobramentos.
Você hoje compra determinado bem e fica se achando dono do que tem melhor em mais recursos. Não conte muita vantagem.
Questão de horas aparece alguém em alguma parte no planeta com invenções que inibem textualmente até o lançamento de inúmeros outros produtos, simplesmente porque esses, em comparação com aqueles, já entrariam no mercado com o título de "ultrapassado".
O que antes era pura ficção agora é uma realidade e em breve até mesmo motivo de risos.
Quem viver verá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário