opinião e notícia
REVOLUÇÃO DE 32
Durante a Revolução de 32, as cidades de São Paulo e Campinas sofreram bombardeios aéreos
fonte |
O estado de São Paulo celebra nesta segunda-feira, 9, os 80 anos da deflagração da chamada Revolução Constitucionalista de 1932, a maior guerra civil do país no século XX.
A Revolução de 1932 foi levada a cabo por políticos e militares paulistas que estavam insatisfeitos com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder e que exigiam uma nova Constituição para o país. Vargas venceu, mas em 1933 aconteceram novas eleições e houve a Constituinte em 1934.
Primeiro embate aéreo do Brasil
Durante a Revolução de 32, as cidades de São Paulo e Campinas sofreram bombardeios aéreos, foram cavadas trincheiras no Vale do Paraíba e o porto de Santos foi cercado por navios de guerra, em um cenário inimaginável para os dias atuais, mas que foi realidade há apenas oito décadas no coração do país.
Na Revolução de 1932 aconteceu, por exemplo, o primeiro embate aéreo do Brasil, com dois aviões paulistas enfrentando dois aviões federais sobre a cidade de Cruzeiro, no Vale do Paraíba. A revolução deixou marcas profundas em São Paulo, que se refletem nos monumentos e nomes de ruas e avenidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário