Corinthians planeja estender seu "bando de loucos" entre fãs do futebol na China
Em São Paulo
Está decidido que o Corinthians terá em seu elenco em 2012 um reforço vindo da China, como uma forma de tentar penetração de marca no maior mercado consumidor do mundo. A diretoria do clube estuda nomes e pretende anunciar o jogador já em janeiro, mas assegura que a contratação estrangeira não chega meramente como peça figurativa de marketing.
PRESIDENTE FALA DO REFORÇO
- Roberto de Andrade fala sobre a chegada de um jogador da China ao Parque São Jorge. Dirigente não sabe adiantar se reforço atua na seleção de seu país, mas assegura que ele é "conhecido lá"
Em entrevista ao UOL Esporte, o presidente Roberto de Andrade afirmou que o jogador chinês que reforçará o Corinthians está no primeiro nível do país. Segundo o dirigente que substitui Andrés Sanchez (de licença) nos dois meses finais de mandato, o atleta precisa vir para jogar de vez em quando com Tite, para que a finalidade de exposição de marca na China não fique apenas na intenção.
"É (um jogador) conhecido lá. Tem que ser bom jogador. Nós do departamento de futebol estamos cuidando, em janeiro a gente conclui", afirma o presidente em exercício do Corinthians.
A atual cúpula do futebol já fechou o cerco de observação em torno de alguns poucos nomes, com, segundo os corintianos, capacidade técnica e distantes de serem veteranos. Roberto de Andrade cuida do caso ao lado do gerente Edu Gaspar e do diretor de futebol Duílio Monteiro Alves. A expectativa é de que o reforço internacional seja ligado à empresa que fornece material esportivo ao Corinthians.
Os corintianos apostam em desbravar um mercado promissor, que admira o futebol brasileiro, mas praticamente não conhece nada a respeito de seus clubes. A intenção é de que o reforço chinês funcione para o Corinthians mais ou menos como o jogador de basquete Yao Ming desempenhou para a NBA. O gigante pivô de 2,29 metros foi contratado pelo Houston Rockets em 2002 e ajudou a popularizar a liga norte-americana no maior mercado consumidor do planeta.
NEGÓCIO DA CHINA
- Yao Ming atraiu atenção para a NBA na China atuando por quase uma década pelo Houston
"A ideia partiu do departamento de marketing, de a gente ter um jogador chinês para abrir o mercado chinês para o Corinthians. Isso é óbvio, uma boa sugestão, e nós estamos estudando para ver qual jogador vai compor o nosso elenco, para definir qual jogador vem no início do ano. Mas nós vamos trazer um jogador", diz Roberto de Andrade.
O plano do Corinthians é disponibilizar ao novo reforço um intérprete para facilitar a comunicação entre o chinês e a comissão técnica. No entanto, a diretoria confia na velocidade do processo de adaptação ‘boleiro’, citando como exemplos os improvisos de brasileiros que vão para o outro lado do mundo.
"Como é que faz o cara que vai para a Ucrânia, que vai para a Rússia? Tem que falar russo, se vira. Arrumamos intérprete. Vamos atrás disso. A bola é redonda aqui, na China e em qualquer lugar. Dificuldade ele não vai ter nenhuma. Dificuldade ele vai ter para ouvir o treinador, e aí vai ter que ter um intérprete. E começa a fazer aula de português, tem que fazer", afirma o presidente corintiano.
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