sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Aeroviários anunciam greve no Rio, DF e mais três Estados


22/12/2011 - 20h51


PUBLICIDADE
DO RIO
DE SÃO PAULO
Atualizado às 22h31.
Os aeroviários --funcionários das companhias aéreas que trabalham no solo-- não aceitaram a última proposta do Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas) e anunciaram greve nos aeroportos de Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Belo Horizonte e Fortaleza no fim da tarde desta quinta-feira.
A proposta do Snea era de reajuste salarial de 6,5%. O SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) pede aumento de 10%.
No Galeão (Rio), a greve começou às 18h, horário de entrada de parte dos funcionários, que acabaram não ocupando seus postos.
As lideranças acusaram as empresas de obrigarem os outros funcionários que entraram antes a ficarem mais tempo no trabalho, devido à paralisação. "Tem funcionário aqui que entrou cedo e está saindo agora. Eles estão obrigando os funcionários a dobrarem por conta da greve, disse o secretário geral do SNA, Marcelo Schmidt.
Schmidt disse, no entanto, que o sindicato está respeitando a decisão judicial, determinando a manutenção de 80% dos aeroviários em suas funções.
Em São Paulo, o sindicato dos aeroviários de Guarulhos, que representa os trabalhadores do aeroporto de Cumbica, decidiu pelo acordo.
Já a situação dos aeroviários de Congonhas e do Campo de Marte, representados pelo Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo, ligado à Força Sindical, ainda está indefinida. Uma reunião no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 2ª região, em São Paulo, entre este sindicato e o Snea terminou sem acordo nesta quarta-feira.
O TRT decidiu que, caso a greve aconteça, 80% dos trabalhadores devem estar a postos nos dias 23, 24, 29, 30 e 31, para atender à movimentação de Natal e Ano Novo. Caso a determinação não seja cumprida, a multa diária é de R$ 100.000.
A entidade que representa os trabalhadores que atuam dentro dos aviões, como pilotos e comissários, o Sina (Sindicato Nacional dos Aeronautas) aceitou a proposta feita hoje pelas empresas aéreas, de reajuste de 6,5% e suspendeu a greve que estava marcada para começar às 23h de hoje.
PARALISAÇÃO
Nesta quinta-feira, parte dos funcionários da TAM no aeroporto de Congonhas parou, o que provocou atrasos e cancelamentos de voos.
Segundo a TAM, parte dos funcionários do setor de rampa, responsáveis pelo manuseio de cargas e bagagens e pelos equipamentos de solo que atendem as aeronaves, cruzaram os braços desde a manhã.
Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
Sindicalistas fazem manifestação no saguão do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo
Sindicalistas fazem manifestação no saguão do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário