quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Minas Gerais já tem 35 municípios em situação de emergência



PUBLICIDADE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Atualizado às 14h27.
Mais quatro cidades entraram em situação de emergência em Minas Gerais, segundo o boletim divulgado nesta quarta-feira pela Defesa Civil Estadual. No total já são são 35 municípios nessa condição desde o fim de outubro, quando as chuvas se intensificaram.
As cidades foram atingidas por vendavais, inundações e deslizamentos, entre outras ocorrências.
Os últimos a decretarem situação de emergência foram os municípios de Alagoa, Claro dos Poções, Alvinópolis e Timóteo.
De acordo com o balanço da Defesa Civil, 7.848 pessoas ficaram desalojadas (saiu temporariamente de casa e não foi para um abrigo), 374 desabrigadas (perdeu a sua casa e está num abrigo), 31 feridos e duas morreram no Estado de outubro até ontem. Entre os danos materiais, os municípios contabilizam 1.952 casas danificadas e 73 destruídas, 34 pontes danificadas e outras 73 foram destruídas.
A situação de emergência é decretada pela prefeitura e caracteriza uma situação anormal, provocada por desastres, que causou prejuízos superáveis pela comunidade afetada. Quando homologada, há liberação mais rápida de recursos para obras emergenciais.
A previsão do tempo mostra áreas de instabilidade em boa parte de Minas Gerais nesta quarta, principalmente nas regiões noroeste, centro, leste, sul e na Zona da Mata.
A Defesa Civil alerta que o grande volume de chuva registrado nos últimos meses contribuiu para a saturação do solo e a elevação dos níveis dos rios. Desse modo, pede-se que a população fique atenta à previsão de tempo, já que podem ocorrer alagamentos e deslizamentos de terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário