Publicado em 11.01.2012, às 20h46
Possibilidade já havia sido explorada em cenário dos filmes "Guerra nas Estrelas"
Foto: reprodução
Através de uma sonda chamada de Kepler, os atrônomos da agência espacial norte-americana (Nasa) descobriram dois novos exoplanetas que, assim como os planetas do sistema solar, circulam ao redor de uma estrela. A diferença desses exoplanetas descobertos é que eles circulam em torno em duas estrelas unidas pela gravitação ao invés de uma, com o Sol.
Foto: Lior Taylor / Nasa
Os dois exoplanetas foram nomeados Kepler-34b e Kepler-35b, já que foram encontrados pela sonda Kepler. Esses astros confirmam que é possível existir planetas que orbitam pares de estrelas unidas pela gravitação. Esse tipo de teoria já havia sido descrita por teóricos, mas só tinha sido posta em prática nos cenários da famosa série do cinema "Guerra nas Estrelas". No filme, as ações acontecem no planeta 'Tatooine', lar do herói Luke Skywalker. Na ficção esse planeta seria iluminado por duas estrelas amarelas como o Sol.
A descoberta dos exoplanetas que circundam pares de estrelas é tema da revista científica "Nature" dessa semana. A novidade foi divulgada por um grupo de cientistas liderado por William Welsh, da Universidade Estadual de San Diego, nos Estados Unidos.
Foto: Mark Garlick / Nasa
A sonda Kepler procura por exoplanetas desde março de 2009. O equipamento mapeia uma faixa extensa no espaço sideral entre as constelações de Lira e Cisne. Atualmente, são conhecidos mais de 700 planetas fora do Sistema Solar.
De acordo com a Nasa, o principal objetivo da sonda Kepler é encontrar planetas habitáveis. Para isso acontecer, os astros precisam ter um tamanho parecido com o da Terra e uma distância da estrela que orbitam suficiente para o desenvolvimento de uma atmosfera e de água líquida na superfície.
Foto: Lynette Cook / Nasa
Nenhum comentário:
Postar um comentário