domingo, 3 de novembro de 2013

Mais Médicos: egípcio critica falta de estrutura do SUS.





blog do coronel
Fotos: Henry Milleo/Gazeta do Povo / O egípcio Mohamed Ali já se deparou com os problemas da saúde pública brasileira: faltam especialistas e agilidade nos exames
Olhem só a técnica de auscultação do Doutor Mohamed...
 
O egípcio Mohamed Ali está há menos de um mês em uma unidade de saúde de Curi­tiba e já sente dificuldades com a burocracia do SUS. Ali reclama que até agora não recebeu a senha para conseguir acessar o sistema que o permite encaminhar pacientes para exames e especialistas. “Por enquanto, tenho de passar o paciente para outro médico que faz o encaminhamento para mim”, comenta. Ali também já detectou an­tigos problemas da saúde pú­blica brasileira: a demora pa­ra realizar exames e a falta de leitos em hospitais e de mé­dicos especialistas. “O Mais Mé­dicos é bom, mas é preciso outros serviços para dar cer­to. O Brasil precisa também ter mais especialistas, ofertar exa­mes mais rápido e ter uma equi­pe para trabalhar em conjunto com o médico”, resume.
 
A propaganda do governo federal fala em levar médicos para locais desassistidos, mas no Paraná o Mais Médicos vem servindo como complemento ao quadro de profissionais já existente. Levantamento da Gazeta do Povo em 28 das 30 cidades do estado que receberam profissionais pelo programa indica que, dos 136 médicos que chegaram, apenas 24 estão em locais onde não havia médico fixo – o equivalente a 18%. O restante foi direcionado para unidades de saúde que estavam com déficit de profissionais. (Gazeta do Paraná)
 
Se você é de Curitiba pode vir a ser atendido(a) pelo Doutor Mohamed. Desta forma, sugerimos que você recorte e leve consigo o manualzinho abaixo, que ensina como deve ser feita a auscultação... Sem Revalida, não dá.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário