domingo, 3 de novembro de 2013

Barbárie após casamento deixa 30 mortos na Nigéria






Ataques violentos são frequentes no nordeste do país, onde o Exército faz ofensiva contra o grupo islâmico extremista Boko Haram

Soldado nigeriano durante operação contra o Boko Haram na cidade de Baga, no estado de Borno
Soldado nigeriano durante operação contra o Boko Haram na cidade de Baga, no estado de Borno, em maio de 2013 (Pius Utomi Ekpei / AFP)
Homens armados atacaram neste sábado um grupo que retornava de um casamento no nordeste da Nigéria, matando mais de 30 pessoas, incluindo o noivo, informaram testemunhas e sobreviventes do massacre. Um policial descreveu o incidente como "brutal e aterrador", e disse que os feridos foram levados para um hospital de Maiduguri. 
O alvo foi a família do noivo, que regressava a Maiduguri, capital do estado de Borno, com parentes e amigos, após o casamento em Michika, no estado vizinho de Adamawa, segundo as testemunhas. "Foi realmente um massacre", disse uma testemunha, acrescentando que os corpos ficaram espalhados pela estrada. "Todas as vítimas foram brutalmente executadas."
Os ataques violentos são frequentes no nordeste da Nigéria, onde o Exército realiza uma ofensiva contra o grupo islâmico extremista Boko Haram. O líder do grupo, Abubakar Shekau, reivindicou neste domingo a morte de 35 pessoas em 24 de outubro passado, na cidade de Damaturu, na mesma região do país: "Matamos todos com nossas próprias mãos".
O Boko Haram luta pela criação de um Estado islâmico no norte da Nigéria, de população muçulmana, em um país de maioria cristã. Os ataques do Boko Haram e a repressão já deixaram mais de 3.600 mortos desde 2009 na Nigéria, segundo a ONG Human Rights Watch.


(Com agência France-Presse)

Nenhum comentário:

Postar um comentário