quarta-feira, 13 de novembro de 2013

ANS suspende comercialização de 150 planos de saúde





PUBLICIDADE
 
DE SÃO PAULO
DO RIO
Ouvir o texto

A ANS (Agência Nacional de Saúde) anunciou nesta quarta-feira (13) que suspendeu a comercialização, a partir de segunda-feira (18), de 150 planos de saúde de 41 operadoras pelo descumprimento de prazos e das negativas indevidas de cobertura assistencial.
Segundo a ANS, a medida é preventiva e tem o objetivo de melhorar o acesso dos consumidores aos serviços contratados.
O resultado se refere a inspeção feita no período de 19 de junho a 18 de setembro. Nesse período de avaliação, a ANS recebeu 15.158 reclamações sobre 516 operadoras de planos de saúde, entre elas Amil e Golden Cross. Confira a lista dos planos no site da ANS
Segundo a ANS, a medida é preventiva e tem o objetivo de melhorar o acesso dos consumidores aos serviços contratados.
Devido aos problemas assistenciais apontados pelos consumidores estão sendo aplicadas, segundo a ANS, suspensões preventivas, por um período de três meses, até o anúncio do próximo ciclo de monitoramento. A atual suspensão beneficia 4,1 milhões de consumidores, que já contrataram esses planos mais reclamados e agora deverão ter seus problemas assistenciais saneados.
A partir das reclamações, a operadora tem cinco dias úteis para responder às notificações recebidas da ANS. Na sequência, o consumidor pode se manifestar em 10 dias úteis, sobre a solução ou não de seu problema. Hoje, a cada cinco reclamações recebidas, quatro são solucionadas por mediação de conflito.
"Estas medidas preventivas têm servido para produzirmos o efeito pedagógico e disciplinar necessários junto às operadoras. A ANS entende que o consumidor merece mais qualidade no atendimento e hoje encontra na ANS mais respaldo a seus direitos", ressalta o diretor-presidente da ANS, André Longo. Ao todo, 37 planos de sete operadoras que solucionaram totalmente seus problemas assistenciais estão sendo reativados neste ciclo.
Folha entrou em contato com a Fenasaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar), que reúne 31 operadoras de plano de saúde, entre elas as duas citadas acima, mas ainda não obteve retorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário