sexta-feira, 26 de julho de 2013

Morre, aos 84 anos, Djalma Santos, o maior lateral direito da história do futebol mundial




Futebol de luto – Morreu na noite de terça-feira (23), aos 84 anos, Djalma Santos, bicampeão mundial pela seleção brasileira. O ex-jogador de futebol morreu às 19h30 no Hospital Dr. Hélio Angotti, em Uberaba (MG), onde estava internado desde o dia 1º de julho. Em nota, o hospital informou que Djalma Santos faleceu em virtude de uma “pneumonia grave e instabilidade hemodinâmica, culminando com parada cardiorrespiratória”.
Djalma Santos foi campeão do mundo nas copas de 1958 e 1962 e também participou das de 1954 e 1966. Batizado como Dejalma dos Santos, foi jogador da Portuguesa de Desportos, do Palmeiras e Atlético Paranaense, onde encerrou a carreira. Lateral direito, é considerado o melhor jogador da posição no mundo, em todos os tempos.
Na final da Copa do Mundo de 1958, na Suécia, Djalma Santos entrou no lugar do titular De Sordi. Em apenas noventa minutos foi eleito o melhor jogador da posição no Mundial. Foi na associação Portuguesa de Desportos que Djalma surgiu para o futebol profissional.
Em 1963, foi o único brasileiro a integrar a seleção da FIFA que enfrentou a Inglaterra em um amistoso no estádio de Wembley, na Inglaterra. Disciplinado, Djalma Santos jamais foi expulso e tornou-se conhecido por forte cobrança do arremesso lateral, jogando a bola sempre dentro da área adversária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário