Levantamento feito pelo orgão de segurança traz informações preocupantes e que mostram a insegurança oferecida pelos carros vendidos no Brasil
da Redação, com agências
De acordo com um levantamento feito pelo Latin NCAP – órgão de segurança responsável pelos testes de colisão com veículos vendidos na América Latina -, 450 mil veículo zero quilômetro, classificados como inseguros, são vendidos no continente. Desde que eles realizaram seus primeiros testes (em 2010) com produtos fabricados e destinados para tais mercados, 1.350 milhão de modelos novos classificados como inseguros pelos testes foram para as ruas.
Novo Ford EcoSport participa dos testes de colisão (Foto: Divulgação) |
“Temos uma particularidade triste. Os condutores mais jovens são os que compram esses veículos pela primeira vez, assim como as famílias em condições sociais mais baixas, que optam por eles porque são mais baratos e pagam com muito esforço”, afirmou o diretor técnico da entidade, Alejandro Furas.
De acordo com o executivo, atualmente pelo menos 1.5 milhão de pessoas latino-americanas estão nessas condições. “Essa é a parte mais preocupante dos resultados que mostramos. Os usuários que se encontram nessa faixa de risco, optam por apólices de seguro de baixo custo – algo que contribui para a redução da segurança”, disse Furas.
Vale registrar que para o Latin NCAP os veículos são considerados inseguros ao registrar notas na faixa de 0 ou 1 estrela em seus testes periódicos de colisão. Como é o caso do novo Fiat Uno das fotos abaixo.
O que diz as fabricantes
De acordo com informações divulgadas pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) o automóvel brasileiro é seguro e que vários fatores podem influenciar acidentes, como condição das estradas, consumo de álcool, cansaço excessivo, má manutenção do veículo, entre outros.
“A realidade é que muitos ocupantes são salvos exatamente pela boa qualidade dos veículos produzidos no país, com a adoção de todos os quesitos de segurança passiva e ativa regulamentados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito)”, afirmou a federação em nota divulgada à imprensa.
Tabela de resultados completa do Latin NCAP (Foto: Divulgação) |
Novidades para 2014
Na última segunda-feira (15), o Latin NCAP divulgou mudanças nos processos de avaliação dos testes de colisão. O novo modelo será utilizado a partir de 2014 e beneficiará com cinco estrelas os modelos que contam com quatro canais de freios ABS. A avaliação da área de colisão dos joelhos também será intensificada. Para o Latin NCAP, o sistema de retenção por cintos de segurança deve evitar o impacto dos joelhos dos ocupantes contra a parte inferior do painel.
O Latin NCAP alterou também os métodos de testes patrocinados (pago pela fabricante do carro testado) para escapar da demora na entrega dos veículos. De acordo com o diretor técnico da entidade, a pré-venda é muito comum na América Latina e faz com que os carros demorem até três meses para deixar as plantas e chegarem às concessionárias.
Agora, um intermediador conseguirá o modelo direto da planta e, para garantir que ele tem a mesma configuração do que circula pelas ruas, será firmado um contrato. Desta forma, o órgão visa aproximar ainda mais as medições feitas em laboratório com a realidade vivida pelos motoristas.
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