quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Coreia do Norte, o pior lugar do mundo



 






article image

Kim Jong Un: queda por minissaias e ursinho Pooh (Reprodução/Internet)


Livro retrata um país com poucas esperanças de mudanças











Livro retrata um país com poucas esperanças de mudanças


fonte | A A A
O novo jovem ditador da Coreia do Norte, Kim Jong un, tem um fraco por parques de diversão, o ursinho Pooh e minissaias . Esse perfil aparentemente adorável, junto a alguns sinais de algumas reformas importantes, fomentou esperanças de que Kim estaria pronto para abrir o seu país, o que poria fim ao tenebroso isolamento imposto pelo regime mais opressivo do mundo, o qual impõe carestia a seu povo.
No entanto, como o novo livro de Victor Cha deixa claro, este é um regime irreformável. Enquanto outras ditaduras comunistas, tal como a chinesa, procuraram permanecer no poder mediante a manutenção da prosperidade para o seu povo, a dinastia Kim, da qual o jovem Un é a terceira geração no poder, recorre ao empobrecimento e ao isolamento de seus cidadãos. A Coreia do Norte é um desastre econômico: neste ano centenas de milhares estão, mais uma vez, desesperados por comida. Qualquer reforma econômica séria ameaçaria a permanência dos Kim no poder, de modo que tal reforma não está prevista.


Apesar disso, Cha, um acadêmico norte-americano que trabalhou com a Coreia no Conselho Nacional de Segurança dos EUA durante a administração Bush, consegue terminar o seu envolvente livro em um tom otimista ao afirmar que mais cedo ou mais tarde o país se reintegrará ao vizinho vibrante e democrático que ocupa a metade sul da península.
Já que a reunificação com a Coreia do Sul representa praticamente a única esperança para o desafortunado povo da Coreia do Norte, é compreensível que Cha se apegue à ideia. Ele reconhece os obstáculos, mas talvez não atribua peso suficiente a eles. Todos os países – os EUA, Japão e Coreia do Sul, inclusive – se preocuparão com o colapso caótico que precederá a unificação. Uma das razões pela qual o chocante sistema da Coreia do Norte tem durado tanto tempo é que muitos de seus “inimigos” tem um interesse velado em sua permanência.
DE VOLTA AO TOPO comentários: (1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário