terça-feira, 21 de agosto de 2012

Suécia negará extradição de Assange se houver risco de execução


WIKILEAKS


Justiça sueca informou que a extradição do fundador do WikiLeaks para os EUA estaria sujeita a condições severas

fonte | A A A


article image


A Justiça sueca informou nesta terça-feira, 21, que a extradição do fundador do polêmico site WikiLeaks para os EUA estaria sujeita a condições severas, sendo negada caso haja risco de Julian Assange ser condenado à pena de morte.
A afirmação foi feita por Cecilia Riddselius, vice-diretora de questões penais e cooperação internacional no Ministério sueco da Justiça, em entrevista ao jornal alemão Frankfurter Rundschau. Os EUA ainda não solicitaram a extradição de Assange, que se encontra há dois meses refugiado na embaixada do Equador em Londres.

Impasse diplomático

O governo equatoriano concedeu asilo político ao australiano Julian Assange, que é acusado na Suécia de agressão sexual. O governo britânico, no entanto, não reconhece o asilo e quer extraditá-lo para a Suécia. Assange, por sua vez, teme que o governo sueco o extradite para os EUA, onde acredita que possa ser condenado à pena de morte por causa da revelação de milhares de documentos secretos por meio do site WikiLeaks.
O caso Assange gerou um impasse diplomático entre Equador e Reino Unido, que já declarou que não tem intenção de deixar o fundador do WikiLeaks deixar o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário