terça-feira, 21 de agosto de 2012

Cerco à ‘escravidão’ urbana


COLUNA ESPLANADA


Bolivianos, equatorianos, paraguaios e angolanos sem visto de trabalho são explorados por pequenas indústrias e confecções

por Leandro Mazzini
fonte | A A A
Siga o colunista no Twitter @leandromazzini
O Ministério do Trabalho prepara ações contra o trabalho escravo rural e urbano — nas principais capitais. Um relatório do Ministério Público do Trabalho (MPT), com investigações desde 2010, aponta proliferação de estrangeiros no comércio da grande São Paulo. Bolivianos, equatorianos, paraguaios e angolanos sem visto de trabalho são explorados por pequenas indústrias e confecções. Paralelamente, o governo também vai investir em campanha por regularização do trabalhador informal.
A China é aqui
Investigações do MPT e flagrantes da polícia paulista indicam que muitos trabalhadores vivem amontoados com as famílias em galpões sem higiene.
Contrapartida?
Os empresários que empregam bem e pagam impostos reclamam há tempos: o governo incentiva a carteira assinada mas não desonera a folha.
Piada pronta
Essa circulou no Congresso: a CPI do Cachoeira vai convocar os técnicos da Comgás paulistana, a que causou vazamento na quinta. É que falta gás nas investigações.
Record na deportação
Enquanto o governo estuda o cerco ao trabalho escravo, um dado revelador: pelo menos 100 brasileiros deportados desembarcam no Aeroporto de Cumbica por dia. Embora as situações sejam diversas, escondem o principal problema, o tráfico internacional de pessoas, revela o ex-ministro do TSE Joelson Dias.
Rota do mal
Joelson e a advogada Michelle Gueraldi detalham o crime no livro ‘Em Busca do Éden: Tráfico de Pessoas e Direitos Humanos – Experiência Brasileira’, que será lançado amanhã. Mapearam 241 rotas e o Brasil é um dos maiores ‘exportadores’.
Cama & cela
Especialistas internacionais em Direitos Humanos, os autores revelam que 1,5 milhão de brasileiros vivem ilegalmente em outros países. A maioria vítima de tráfico humano. O perfil mais encontrado é mulher de até 35 anos, explorada sexualmente.
Cultura afro
Artistas afro-brasileiros debatem hoje na Câmara dos Deputados política de patrocínio cultural e linhas de financiamento exclusivas para os negros.
DNA da crise
Os peritos criminais federais cobram concurso. ‘Somos apenas 11 no laboratório de DNA’, diz Hélio Buchimüller, presidente da associação. Nos EUA são 140.
Cerca abaixo
A despeito da polêmica sobre o Código Florestal, o Ministério da Agricultura tem um mapeamento do potencial agrícola do País. A área para cultivos diversos pode crescer mais 10 milhões de hectares (cada hectare vale um campo de futebol).
Falta muito
O Seguro Rural, criado em 2009 pelo governo para salvaguardar os agricultores, já tem R$ 400 milhões. Mas longe do modelo similar americano, o idealizador do fundo de garantia criado em 1927. Lá o fundo tem bilhões de dólares.
Baixo astral
Lembram o José Roberto Arruda, ex-senador e ex-governador do DF preso pela PF por tramoias? Está deprimido. Seu projeto é se eleger deputado federal, mas teve os direitos políticos suspensos por oito anos pelo TRF da 1ª Região.
Abduzida
Lula não insistirá mais com Marta Suplicy para ela ajudar Haddad na campanha. Além de ser flagrada em plena semana caminhando em Fortaleza, ela tem falado apenas de Jogos de Londres e do Senado nas redes sociais.
MMA em Bacabal
Os seguranças do secretário de Obras, Leivinha, inauguraram o UFC em Bacabal (MA). Desceram a mão num cinegrafista da TV Difusora numa praça. Num show gratuito.
Leandro Mazzini é jornalista e escritor
Buu!
O Fantástico da Globo procurou fantasmas em Macapá e errou o endereço. Gravou no Forte São José e se esqueceu de passar na Assembleia Legislativa.
Ponto Final
E o Paulo Maluf, hein? Há prisão maior para um milionário do que ser proibido de sair do Brasil?
Com Marcos Seabra
www.colunaesplanada.com.br
contato@colunaesplanada.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário