sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Atirador havia sido demitido e matou ex-colega


Prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, disse que criminoso foi morto ao tentar atirar nos policiais. 'Não estamos imunes ao problema nacional de armas'

Tiroteio em frente ao Empire State Building, em Nova York, deixou oito feridos e dois mortos, entre eles o atirador
Tiroteio em frente ao Empire State Building, em Nova York, deixou dez feridos e dois mortos, entre eles o atirador - Louis Lanzano/AP
O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, se pronunciou há pouco sobre o tiroteio nas proximidades do Empire State Building na manhã desta sexta-feira, que deixou duas pessoas mortas - o atirador e sua vítima. As declarações foram transmitidas ao vivo pelo perfil do prefeito no YouTube. Ao lado de representantes da polícia, Bloomberg lamentou o ocorrido e deu os primeiros detalhes da investigação, que ainda está em andamento. Segundo ele, o responsável por abrir fogo na importante região de Nova York foi Jeffrey Johnson, de 53 anos. Ele teria sido demitido de seu emprego na companhia Hazan Imports, há aproximadamente um ano.
Por volta das 9 horas (10 horas em Brasília), Johnson foi até o seu antigo local de trabalho, localizado nas proximidades da rua em que o crime ocorreu, carregando uma arma de calibre 45. Seu alvo era um ex-colega da empresa, um homem de 41 anos cujo nome ainda não foi divulgado pela polícia, que foi morto com um tiro na cabeça. Um trabalhador que presenciou a cena procurou as autoridades mais próximas. Dois policiais o acompanharam, então, até o local do crime. Ao vê-los, Johnson se voltou para atacar também os oficiais. Em sua defesa, os policiais atiraram no autor dos primeiros disparos e acabaram por matá-lo.
Segundo o prefeito, duas mulheres e sete homens também foram atingidos pelos tiros, mas estão estáveis e fora de perigo. “Foi uma tragédia, mas marcada por atos de heroísmo. Diariamente nossa polícia se coloca em risco e com certeza civis também salvaram vidas hoje. Infelizmente, não estamos imunes ao problema nacional com o porte de armas”, disse. Mesmo assim, admitiu: "Os tiros da polícia podem ter atingido outras pessoas". Bloomberg disse não ter muitas informações sobre o autor do ataque. "Não queremos especular por enquanto. Vamos responder a mais perguntas mais tarde, depois das investigações”, acrescentou. 
O Empire State fica a duas quadras da estação Pennsylvania, uma das principais do transporte público da cidade de Nova York. Foi o prédio mais alto do mundo por 40 anos desde que sua construção foi finalizada, em 1931, até a construção do World Trade Center. Após os ataques de 11 de setembro de 2011, voltou a ser o mais alto da cidade.

No início deste mês, um homem invadiu um templo religioso sikh em Wisconsin, nos Estados Unidos, e matou sete pessoas. O ataque ocorreu na pequena cidade de Oak Creek, de 35.000 habitantes.
Abaixo, o mapa do local onde ocorreu o tiroteio:

Tiroteio deixa ao menos 2 mortos perto do Empire State

Confira lista com os ataques mais violentos dos EUA nos últimos 20 anos:
1 de 14

16 de outubro de 1991

O atirador George Hennard
Um homem mata 22 pessoas em um restaurante de Killeen (Texas) e deixa outros 20 feridos antes de se suicidar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário