quarta-feira, 5 de junho de 2013

Fábrica de índios





Índios são trazidos de longe para invasões fabricadas
Alexandre Garcia
O comentarista afirma que a presidente quer programas que integrem o índio na economia, para tirá-lo de atividades ilegais.
O governo está com um pé atrás depois da Reserva Raposa Serra do Sol e das invasões de Belo Monte. Em Roraima, arrozeiros retirados de lá estão colhendo na Guiana e índios sem alimento estão na periferia da capital, Boa Vista.
Hugo Chávez não queria uma reserva na fronteira que, segundo ele, abriria portas para interesses internacionais. Em Belo Monte, o tamanho do reservatório já foi reduzido. Vão ter que ligar quatro termoelétricas em tempos de pouca chuva.
O governo sabe que índios têm sido trazidos de longe para invasões fabricadas em Belo Monte. Fora isso, a presidente foi alertada por uma vaia há mais de um mês, em Campo Grande. Desde então, a ministra Gleisi Hoffman ficou sabendo que no estado dela, o Paraná, estão importando índios do Paraguai para ocupar reservas criadas. Nos últimos cinco anos dobraram os movimentos de criação de reservas e dobrou a tensão
Na região do Araguaia, agricultores foram retirados de suas terras sem poder levar a colheita e levar máquinas agrícolas, segundo conta a cooperativa de lá. Na Bahia há problemas também.
Por ordem da presidente, é preciso conter essas tensões. Dizem que a responsabilidade é da FUNAI, dos antropólogos, do CIMI, de ONGs estrangeiras, mas o governo permitiu e ignorou as tensões.
Agora, a presidente quer programas que integrem o índio na economia, para que saia de atividades ilegais de garimpo, desmatamento ou invasões. A entrada da Embrapa nas avaliações pretende evitar erros, como a reserva Raposa Serra do Sol.
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/06/alexandre-garcia-indios-sao-trazidos-de-longe-para-invasoes-fabricadas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário