domingo, 23 de junho de 2013

A Teoria da Cospiração e a Terceira Hipótese






Al Al-Qaeda não existe. Foi o próprio Bush quem atirou os aviões na Torres. Quem me contou isso foi o pessoal do Movimento Passe Livre rss..rss

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Milton Pires

Mencionar “forças ocultas” por trás dos acontecimentos tornou-se uma febre na internet. Cada vez que, numa roda de amigos, alguém começa a falar em Maçonaria, Clube de Bilderberg, os Illuminatti, Rockefeller (nos EUA) e os Rothschild (na Europa), no judaísmo e nos Protocolos dos Sábios do Sião, o rótulo é um só - “adepto da Teoria da Conspiração. É o que todos dizem, não é? Bom, então “deve ser verdade”..rss, mas eu, para variar, gostaria de fazer algumas considerações sobre isso.

Quando alguém, ou um grupo de pessoas, diz que seu interlocutor é um teórico da conspiração faz quase um diagnóstico psiquiátrico, não faz? Praticamente afirma que a pessoa “tem assistido televisão demais”, que está paranoica ou que só falta – como fazia aquele personagem do Mel Gibson – sair comprando todo exemplar de “O Apanhador no Campo de Centeio” que encontrar pela frente. Há contudo uma coisa que o espertalhão não faz: a pessoa não diz, por não saber ou não querer, qual a sua visão desse processo que nos intriga e que chamamos de História.  As linhas  adiante vão tocar nesse aspecto.

Quem critica, com ou sem razão,  as teorias conspiratórias aqui no “Brasil sem Medo de ser Feliz,” geralmente é um crente na ideia de uma história com regras conhecidas. Herdeiros tardios de Hegel, aqueles que falam em paranoia e influencia de Hollywood, acreditam (ou fingem a acreditar) que a História é impessoal, que ela é uma “ciência exata e com regras muito próprias”, e que pode ser entendida como um processo dialético em que frequentemente o mais importante são os aspectos materiais da luta de classes.

Não vou dizer que não há lugar para Deus na História desse tipo de gente – podem me acusar de fanatismo religioso – mas vou afirmar que não há lugar para o ser humano como indivíduo. Não foi à toa que Arthur Schopenhauer considerou Hegel como o “maior monumento à estupidez da Alemanha”. (A tia Marilena Chauí não acha, viu tio Schopenhauer) 

Imagino os amigos da tia Marilena descrevendo a história da humanidade para seus filhos - “sabe, querido, em 14 de julho de 1789 terminou a Idade Moderna e, com a queda da Bastilha em Paris; começou a Contemporânea. Franceses pobres e oprimidos depuseram uma rei e uma rainha malvados. Foram eles que inventaram os conceitos de liberdade, igualdade e fraternidade. Antes essas idéias não existiam e, depois,  nunca antes na história da França a França foi tão feliz” 

Será – vejam que estou concedendo o benefício da dúvida – será que essas criaturas pensam que  a história realmente se comporta assim? Que os modos e as relações sociais de produção definem épocas? Que o homem é um ser sem livre arbítrio? Uma espécie de imbecil histórico esperando ser salvo pelo Bolsa Família?  Que no mundo se sucederam a escravidão, feudalismo, capitalismo e agora o eterno caminho de busca pelo “socialismo salvador”?

Até quando, pergunto eu, esse tipo de asneira vai continuar fazendo sucesso no meio acadêmico brasileiro? Pior; até quando a imprensa inteira, ou quase inteira, vai fazer com coro com essa bobagem?

Será que o Brasil todo vai acreditar (ou fingir acreditar) que ele, Brasil, num belo dia de junho de 2013, resolveu se acordar e dizer “Meu Deus! Não temos mais hospitais, nem escolas, nem delegacias e presídios no Brasil. O PT mentiu para nós todos e é a maior fraude da história política do país. Declaramos aberta a época do Inverno Brasileiro. Vamos Mudar o Brasil”. Vocês realmente pensam que o Facebook é que está nos salvando?? Essas passeatas, distúrbios e reivindicações começaram assim??

Para quem me leu até aqui, digo o seguinte – prefiro acreditar que Barack Obama é meio humano e meio alienígena do que aceitar o que escrevi acima . Já disse antes, e não vou deixar de repetir: tudo que está acontecendo no Brasil é reflexo direto do julgamento do mensalão! Este movimento nas ruas tem dono, sim, e ele é o próprio PT!

O objetivo é criar uma situação que permita ao grupo majoritário, que está para ser preso e que teve todos os seus interesses contrariados por Dilma Roussef, recolocar Lula no poder. O meio para isso é oferecido pela chegada a Brasília, em 2003 de uma organização criminosa, associada ao narcotráfico e ao crime organizado chamada “Partido dos Trabalhadores”. Seu projeto de poder envolve muito mais do que o nosso país. Sua instância máxima de representatividade é o Foro de São Paulo. Seu objetivo é o domínio total da América Latina.

Se aquilo que escrevi até aqui não convenceu quem está lendo proponho um caminho diferente imitando os vestibulando quando, respondendo uma questão difícil, adotam a regra da exclusão. Para isso ofereço três hipóteses:

a) a “oposição ao PT” e que representa as “zelites” do Brasil quer tomar o poder de Dilma.

b) o movimento é “espontâneo e apartidário” já que as pessoas perceberam o que está acontecendo com o país e “não aguentam mais”.

c) a Teoria da conspiração desse tal de Dr.Milton que escreve na internet.
Não vou pedir para vocês ficarem com a minha hipótese, mas pergunto antes de terminar: algum de vocês realmente acredita que exista oposição ao PT no Brasil? 

Pergunto ainda: vocês acreditam que – como eu escrevi acima – as pessoas se “acordaram” e viram o inferno que é ser atendido pelo SUS, andar de ônibus, ter um filho numa escola pública,ou estão furiosas agora com o dinheiro gasto para construir estádios para Copa do Mundo? Em resumo – deram-se conta os brasileiros do  pesadelo que é ser brasileiro? 

A conclusão eu vou deixar com vocês. Para quem quiser, acho que o artigo ofereceu uma teoria e uma alternativa como respostas  -  a “Teoria da Conspiração e a terceira Hipótese”.


Milton Pires é Médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário