quarta-feira, 5 de junho de 2013

Deputado pede intervenção do Exército na questão indígena no MS como 'último recurso'


Sinop: Leitão sugere a general construir quartel do Exército no Alto da Glória

O presidente da Subcomissão de Demarcações de Terras Indígenas, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), reuniu-se, esta manhã, com oficiais do Comando do Exército, para tratar sobre as demarcações de terras indígenas que tem causado contrariedade de lideranças políticas, empresariais e de entidades. O presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA), deputado Jerônimo Goergen (PP/RS), e o deputado Paulo Cesar Quartiero (DEM/RR) expuseram ao general Enzo Martins Peri, preocupação quanto a "calamidade em que se encontram diversos Estados" devido à maneira errônea como são feitas as demarcações pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI). A falta de eficiência, critérios e estudos têm causado confusões deixando inúmeras famílias desalojadas e criando conflitos - que chegam a gerar mortes - entre índios e não-índios.
Os últimos escândalos divulgados na mídia mostram a existência de laudos fraudulentos para que houvesse novas demarcações. Leitão e a bancada ruralista estiveram reunidos com o vice-presidente da República, Michel Temer, com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e o advogado-Geral da União, Ministro Luís Adams buscando solução rápida para colocar fim aos conflitos. "O que nós buscamos todo esse tempo é uma intervenção do governo. A situação é desesperadora e as famílias que estão sendo desalojadas não aguentam mais o descaso! Nosso último recurso agora é buscar auxilio junto ao Exército", diz Leitão.
O questionamento levantado hoje é a atuação da Funai, órgão responsável pelas demarcações, uma vez que uma de sua finalidades é cuidar do bem estar do índio, o que visivelmente não tem acontecido. "As demarcações estão acontecendo de forma desenfreada. Qual o sentido das demarcações se os índios estão abandonados?", questiona o deputado mato-grossense.
Leitão e o comandante também conversaram sobre o início das obras para a construção do quartel em Sinop. O deputado abordou a dificuldade no início das obras devido a problemas com o terreno e sugeriu que a construção fosse feita no bairro Alto da Glória (saída para Sorriso). "Acho que essa mudança será uma melhora. Além de valorizar a região vai trazer uma segurança maior, pois vai margear a BR-163”, explica. A previsão inicial é construir o quartel próximo ao aeroporto e Embrapa, onde foi doada área. O general não se manifestou sobre a sugestão de mudança do local.
Leitão destinou emenda no orçamento federal, de R$ 100 milhões, para iniciar a obra instalação do batalhão de infantaria. “A implantação desse quartel em Sinop permitirá o aumento de efetivo da força na região, contribuindo com o aumento da população e postos de empregos na construção civil e demais setores da economia”, diz.
O general Enzo Martins conhece bem a região de Sinop e participação na história do município. Engenheiro por formação, na década de 70, junto com os colonizadores Enio Pipino, João Pedro Carvalho e Ulrich Grabert, foi o responsável pela instalação da BR-163, atual rodovia responsável pelo escoamento da safra produzida no Estado.
SóNotícias/montedo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário