segunda-feira, 29 de abril de 2013

Operação bloqueia 330 pontos em estradas e trechos urbanos do Paraná


Objetivo da operação 'Nhapecani' é coibir crimes e localizar foragidos.
Participam da ação a PM, PF, Polícia Civil, PRF e Receita Federal.

Fernando CastroDo G1 PR
Comente agora
Uma operação conjunta da Polícia Militar (PM) do Paraná, da Polícia Civil, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Receita Federal teve início em todo o estado às 6h desta quinta-feira (13). O objetivo é bloquear 330 pontos em rodovias e trechos urbanos de todo o estado para fiscalizar veículos e pessoas.
“É para combater todo tipo de crime que utiliza essas vias para tráfico de drogas, contrabando, tráfico de armas e também buscar criminosos foragidos”, afirmou ao G1 o comandante-geral da PM, Roberson Bondaruk. A operação ocorre simultaneamente a outras ações semelhantes nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além da Argentina e o Paraguai.
No Paraná, a operação é denominada “Nhapecani”, referência ao símbolo da polícia, e conta com efetivo de 3.060 agentes de segurança, dos quais 2,5 mil são policiais militares. “Buscamos dar uma sensação de segurança geral. As pessoas sabendo que as polícias vão estar nas ruas participando deste trabalho vão se sentir seguras - é uma repressão maciça”, garantiu Bondaruk.
Os 330 pontos de bloqueio no estado são cobertos por sete comandos regionais da polícia, e 80 deles são em Curitiba. Porém, de acordo com Bondaruk, o número pode aumentar, já que alguns dos módulos são móveis e podem alternar o local de posicionamento ao longo da operação, que segue até à meia noite de sexta-feira (14).
O tipo de abordagem deve variar também de acordo as regiões. “Em alguns locais vai ser sistemática, em todos os veículos, como em locais com menor fluxo de veículos. Já em locais com fluxo intenso, bem como em horário de rush, vai ser conforme a avaliação da polícia no local, que vai procurar pessoas, carros e atitudes suspeitas”, detalhou o comandante-geral.
O balanço do número de ocorrências deve ser divulgado pela polícia apenas na manhã de segunda-feira (17).
Para ler mais notícias do G1 Paraná, clique em g1.globo.com/pr/parana. Siga também o G1 Paraná no  Twitter e no RSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário